Um Planejamento Participativo aberto a todos/as os/as docentes sindicalizados/as das universidades federais do Ceará vai ser realizado no próximo dia 26 de junho. A gestão Resistir e Avançar, que assumiu recentemente a Diretoria da ADUFC-Sindicato, inicia os trabalhos para o biênio 2021-2023 propondo este momento de reflexão sobre a conjuntura e elaboração conjunta de propostas de ação. Devido às medidas de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19, a reunião, que tem início às 9 horas, vai ser realizada de forma remota.
A atividade é um importante momento de organização de professores e professoras da UFC, UFCA e Unilab diante dos desafios que se avolumam, tornando cada vez mais imprescindível o maior engajamento coletivo, a unidade da categoria e ações concretas para o enfrentamento aos ataques contínuos. O planejamento aberto é extensivo a todos/as os/as professores/as, incluindo os integrantes do Conselho de Representantes (CR) também recém-empossado e dos Grupos de Trabalho (GTs) em atuação no sindicato, os quais a nova gestão objetiva fortalecer. Para tanto, haverá um momento específico para planejar e socializar as ações desses grupos e compor um Plano de Lutas.
Ao todo, são nove grupos, criados na gestão anterior e que devem ser mantidos neste biênio: Comunicação e Cultura; Política Educacional; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Ação Sindical; Seguridade Social; Trabalho, Políticas Urbana, Agrária e Ambiental; Políticas de Classe e Étnico-Raciais; Políticas de Gênero e Diversidade Sexual; e Saúde na Universidade.
Além de informes sobre as atribuições da Diretoria e do CR, o Planejamento Participativo será um momento de apontar caminhos para o enfrentamento ao fascismo e ao governo Bolsonaro. Na discussão, deve ser caracterizado o momento atual e sinalizadas possíveis frentes de ação, tendo em vista o lugar das universidades e das organizações de trabalhadores/as na resistência. A reunião também pretende elencar prioridades e avaliar as ações em curso, com o envolvimento cada vez maior dos/as professores/as com o sindicato. Na terça-feira seguinte, dia 29/6, haverá reunião da Diretoria da ADUFC para detalhamento do Planejamento e organização.
Avançando na resistência
A nova Diretoria e o Novo Conselho de Representantes da ADUFC tomaram posse na noite do último dia 31/5, em cerimônia transmitida no YouTube da entidade. O evento foi iniciado com Assembleia Geral na qual os/as docentes aprovaram o relatório da Comissão Eleitoral com o resultado das eleições do sindicato, que ocorreram nos dias 6, 7 e 8 de abril. Após a votação, a cerimônia contou com depoimentos de representantes de entidades sindicais e movimentos sociais que têm caminhado ao lado da ADUFC nas lutas cotidianas, construindo resistências e avançando junto com o sindicato na defesa da educação pública, da democracia e de uma universidade livre e autônoma.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 26 de junho (sábado)
9h – Abertura com mística de boas-vindas
9h15 – Informe sobre atribuições da Diretoria e Conselho de Representantes – explicação das atribuições dessas instâncias e dos objetivos do dia
9h30 – Provocação de conjuntura – caminhos para o enfrentamento ao fascismo e o Governo Bolsonaro e fortalecimento das lutas
– Objetivos: discutir caracterização do momento atual, considerando ataques à democracia e, particularmente, à universidade, como os cortes evidenciam; fortalecimento das ações unitárias de lutas, destacando o lugar das universidades e das organizações de trabalhadores/as na resistência
10h30 – Debate nos Grupos de Trabalho (GTs)
Objetivos: planejar as ações dos GTs e compor Plano de Lutas
1. Comunicação e Cultura
2. Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
3. Política Educacional
4. Seguridade Social
5. Trabalho, Políticas Urbana, Agrária e Ambiental
6. Políticas de Classe, Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual
7. Saúde na Universidade
8. Ação sindical
12h – Almoço
14h – Socialização das relatorias dos GTs e informes sobre participação local e nacional da ADUFC em espaços de mobilização e luta
15h – Debate sobre Plano de Lutas e apontamento de prioridades
– O objetivo, neste momento, é apontar para avaliação das ações em curso, que ações vamos priorizar, como envolver mais professores etc.
Dia 29 de junho (terça-feira)
9h – 12h – Divisão de tarefas da Diretoria
– Reunião para avaliação e organização da Diretoria
(*) Informe sua participação AQUI.