O Coletivo Rebento lançou na última quinta-feira (13/5) o livro “Rebento – Vivências de uma Pandemia”, que reúne textos produzidos por 35 médicos e médicas cearenses e profissionais de outras áreas, abordando o enfrentamento à Covid-19 e seus desdobramentos sociais. Estão incluídos na publicação alguns dos relatos do projeto Memórias de Quarentena, coletânea de textos escritos por professores/as e pesquisadores/as publicados no site da ADUFC-Sindicato desde o início da pandemia – e que, em breve, será transformada em e-book. O evento de lançamento do livro foi transmitido no YouTube e nas demais redes sociais do coletivo.
Em “Vivências de uma Pandemia”, profissionais da saúde compartilham suas experiências na atuação na linha de frente da pandemia e relatam a perda de parentes, colegas de trabalho e pacientes. O lançamento do livro marca um ano de atividades do Coletivo e é uma homenagem à memória das mais de 430 mil pessoas que perderam a vida no Brasil por complicações da Covid-19.
O Coletivo Rebento/Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS tem atuado no enfrentamento à desinformação durante a pandemia e em prol do tratamento da Covid-19 com base em evidências científicas. O grupo atua em favor da democracia, do SUS, da solidariedade e da emancipação.
O livro pode ser adquirido através do site do Coletivo Rebento pelo preço de R$ 100. A publicação será disponibilizada gratuitamente para entidades, instituições, movimentos sociais e bibliotecas comunitárias para que o conteúdo seja democratizado.