Vítima de pneumonia aspirativa, faleceu, nesta segunda-feira (26/4), a Profª Araci Tavares de Andrade Furtado, docente aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi a primeira mulher a se graduar em Engenheira no Estado. Formada na turma de Engenharia Civil de 1962, ela também foi a primeira professora da antiga Escola de Engenharia. Aos 83 anos, ela era docente aposentada do Centro de Tecnologia.
Araci Furtado também atuou como engenheira no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER)), onde teve participação decisiva no projeto e construção da tradicional Estrada do Algodão (CE-060). A professora era mãe do ex-diretor do Labomar/UFC e ex-pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manuel Furtado, falecido em 2019.
Entre várias homenagens em vida que a Profª. Araci recebera, ela foi agraciada na UFC dez anos atrás, por ocasião do Jubileu de Ouro do curso de Engenharia Civil, tendo seu pioneirismo destacado pelo reitor à época, Jesualdo Farias. A docente aposentada também já recebeu a Medalha Paulo de Frontin, outorgada anualmente pelo Centro de Tecnologia (CT) por ocasião das comemorações do Dia do Engenheiro e Arquiteto.
A ADUFC solidariza-se com o Centro de Tecnologia e com a família, amigos e ex-alunos da Profª Araci Furtado.