No encerramento do 11º Conad Extraordinário do ANDES-SN, no dia 3 de abril último, docentes atualizaram o Plano de Lutas dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do Sindicato Nacional e aprovaram deliberações que devem orientar a luta da categoria nos próximos meses. Participaram do encontro, representando a ADUFC, o Prof. Bruno Rocha, presidente da entidade e docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, e a Profª. Maria do Céu de Lima, do Departamento de Fundamentos da Educação (FACED/UFC).
Dentre os encaminhamentos do encontro estão a intensificação da luta contra a Proposta de Emenda à Constituição 32, a PEC da Reforma Administrativa, e a Emenda Constitucional 109, oriunda da PEC Emergencial; a luta pela valorização de serviços e servidores/as públicos/as em conjunto com as demais categorias de servidores/as municipais, estaduais e federais; e a pressão para que parlamentares componham agendas para conscientizar a população sobre prejuízos das reformas para os serviços públicos e a sociedade.
Na ocasião, foi definido um “Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, pela revogação da Emenda Constitucional 109 e contra o desmonte do serviço público”. Também deve ser criado um calendário nacional de mobilização e luta, a partir de datas propostas pelas entidades, com paralisação das atividades, carros de som, redes sociais e atos presenciais, sem aglomeração, em todas as cidades do país.
Um dos pontos mais debatidos foi a necessidade de construção da unidade da classe trabalhadora. Assim, foi aprovada a intensificação da luta do ANDES-SN nos estados e municípios, entre o funcionalismo público das três esferas (municipal, estadual e federal), juntamente com movimentos sociais, centrais sindicais, movimento estudantil, organizações científicas e profissionais e demais entidades para preparar diversas atividades.
O CONAD deliberou pelo fortalecimento da construção da unidade pelo Fora Bolsonaro-Mourão, a luta pela vacinação para todos e todas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com testagem em massa, quebra das patentes, Auxílio Emergencial de no mínimo R$ 600 e a proibição das demissões para que os/as trabalhadores/as tenham condições de fazer um lockdown nacional necessário.
O 11º Conad Extraordinário foi realizado de maneira virtual e dividido em duas etapas: dias 27 de março e 3 de abril, com o tema central “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN”.
(*) Mais informações sobre os encaminhamentos do Conad estão disponíveis no site do ANDES-SN.