Servidoras e servidores públicos de todo o país intensificaram as mobilizações no último dia 24/1 para construir uma Jornada Nacional de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos, pressionando pela imediata vacinação de Covid-19 para toda a população. As atividades estão sendo convocadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelas coordenações dos fóruns estaduais, contando com apoio de servidores estaduais e municipais, centrais sindicais e movimentos sociais. A jornada teve início no Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados, 24 de janeiro, e segue com atividades nos estados durante os dias subsequentes.
Na próxima segunda-feira (1º/2), no Dia Nacional de Luta em defesa da vacina para todos e todas, será realizado um ato, convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), para entregar um manifesto aos parlamentares brasileiros pressionando para a implementação de medidas no enfrentamento à pandemia, além de exigir o fim das privatizações das empresas estatais e da tramitação do projeto de reforma administrativa. A entrega do manifesto será feita aos candidatos a presidente da Câmara Federal e do Senado. Após o ato, haverá uma vigília no Congresso Nacional com abertura de falas de entidades e movimentos sociais. Leia o manifesto completo AQUI.
“Essa vacina deve ter um plano nacional de imunização, organizado pelo Governo Federal, deve ser produzida e financiada pelo Sistema Único de Saúde, com valorização dos nossos centros de ciência e pesquisa, dos nossos cientistas. E essa é uma pauta de hoje, por ser tão urgente e tão necessária, pois dialoga também com as consequências da pandemia, a morte, a fome, o desemprego, a falta de perspectiva e a retirada de vários direitos. Por isso, é urgente e necessário que a gente encabece essa mobilização”, afirma a presidenta do ANDES-SN, Profª. Rivânia Moura.
No último dia 22/1, a diretoria do ANDES-SN divulgou uma nota convidando toda a categoria a participar das atividades pelo Fora Bolsonaro, em defesa da vida e pela vacinação para todas e todos. O documento divulgado enfatiza os caminhos percorridos pelo Governo Federal que levaram à atual crise sanitária que o Brasil enfrenta, colocando, inclusive, o País no fim da fila da vacinação. Leia AQUI a íntegra da nota.
Confira o calendário das principais atividades:
24/01 – Dia Nacional dos/as Aposentados/as;
26/01 – Mesa do Fonasefe no Fórum Social Mundial – 10h;
30 e 31/01 – Mobilização nos estados organizada pelos Fóruns Estaduais e Entidades de base estaduais e municipais;
1º/2 – Dia Nacional de Luta em Defesa da Vacina para Todos e Todas;
10 h – Carreata nas cidades possíveis em defesa da vacina;
14 h – Ato em Brasília: na porta do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, protocolando a entrega do manifesto do Fonasefe aos candidatos a presidente do Legislativo e início da vigília nacional;
20 h – Panelaço nacional.
(*) Com informações do ANDES-SN