A comissão eleitoral do plebiscito sobre a refiliação ao ANDES-SN reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (16/12), com o vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB/CE), Augusto Neto. O encontro, realizado de forma virtual, ocorreu por convite da diretoria da ADUFC-Sindicato com o intuito de assegurar a lisura da consulta, que acontece nestes dias 15 e 16 de dezembro.
Na ocasião, os integrantes da comissão eleitoral apresentaram questões ao advogado sobre o plebiscito e ouviram as sugestões de Augusto Neto. O representante da OAB-CE solicitou informações sobre a aplicação da votação, que está sendo realizada de forma virtual em razão do contexto extraordinário causado pela pandemia de Covid-19, conforme foi destacado na reunião.
Augusto Neto pediu informações sobre o sistema de votação, uma vez que a consulta foi realizada de forma virtual, e indagou se o processo passou por disseminação de informações falsas que têm permeado todos os processos eleitorais e de votação atuais. Em relação ao cadastro de votantes, a ADUFC garantiu sua integridade e verificabilidade e informou sobre os procedimentos periódicos de atualização de cadastro de filiadas e filiados.
A comissão eleitoral ressaltou, ainda, o caráter consultivo da votação. Qualquer deliberação só se consolidará, conforme reafirmou a diretoria da ADUFC, por meio de Assembleia Geral, que é a instância máxima de decisão, aberta a todos os filiados da instituição. A comissão eleitoral também convidou o vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE para acompanhar a Assembleia Geral da categoria, a ser realizada nesta quinta-feira (17/12), quando docentes poderão votar sobre o retorno ao ANDES-SN.
A apuração do plebiscito ocorrerá na noite desta quarta-feira (16/12) logo após encerramento da consulta, a partir das 21h, em reunião do Conselho de Representantes (CR) da ADUFC-Sindicato. O resultado será amplamente divulgado para toda a categoria logo após a apuração.