Após negociações que se iniciaram no dia 29 de julho deste ano entre a ADUFC-Sindicato e a Unimed-Fortaleza, foi firmado o contrato final do reajuste anual que vigorará apenas em janeiro de 2021 a setembro de 2021. Em virtude de determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), não deve haver cobrança de reajuste nos planos individuais e coletivos seja por aniversário do plano ou mudança de faixa etária no ano de 2020. Há determinação, inclusive, de devolução de valores eventualmente cobrados.
O percentual de reajuste proposto pela Unimed era de 12,35%. A ADUFC, então, contou com consultoria de professores da própria UFC para que conseguíssemos os argumentos necessários em vista de uma diminuição deste percentual proposto. A proposta enviada pelo sindicato à Unimed foi baseada em análise criteriosa feita pelo Prof. Júlio Francisco Barros Neto, do Departamento de Matemática e Estatística Aplicada, que sugeriu que fosse negociado um percentual de 5,0% de reajuste.
Dentre os principais pontos levantados estavam:
1) O Plano mantém, ao longo doas anos, margem constante e vantajosa para a Unimed sem nenhum indício de desequilíbrio;
2) A média de utilização mantém-se de forma equilibrada cerca de 10% abaixo da média do mercado de planos de saúde nacional;
3) A baixa utilização no último interstício;
4) A situação econômica atual do país com índices inflacionários cada vez menores;
5) Perdas salariais significativas, sem perspectiva de aumento salarial, e associadas ao aumento da alíquota previdenciária para servidores públicos.
A Unimed-Fortaleza fez uma nova proposta, com o percentual determinado pela ANS para planos individuais (7,35%). Novamente, a Diretoria da ADUFC, em conjunto com os docentes que participaram da negociação, propôs um percentual de 6,25%, ainda abaixo daquele praticado nos planos individuais, reforçando seus argumentos que foram acatados pela Unimed-Fortaleza. Desta forma, foi firmado contrato final com o reajuste de 6,25%, que terá validade a partir de janeiro de 2021 para os convênios.
NOVIDADE – Durante este processo, a Unimed disponibilizou por um ano, sem custos adicionais, o Seguro de Vida Coletivo Vida Protegida que visa garantir uma cobertura de morte por qualquer causa no valor de R$ 5 mil em caso de morte do segurado.
Perguntas e respostas sobre a suspensão de reajustes 2020 podem ser checadas no site da ANS [+]