Realizada na noite de quarta-feira, (26), a primeira reunião do Conselho de Representantes da nova gestão da ADUFC (2019-2021) contou com a presença de 18 conselheiros (as) e teve como principal ponto de pauta discussão sobre a atual situação financeira da entidade.
Na ocasião, a Diretoria apresentou aos conselheiros uma análise detalhada sobre série de gastos e usos indevidos dos recursos da ADUFC nas últimas duas gestões. Diante da gravidade do apresentado, os conselheiros (as) aprovaram, por unanimidade, o plano de recuperação das contas da entidade.
Na primeira Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 10 de junho, também já havia sido aprovada sem objeções uma auditoria com a finalidade de esclarecer as causas exatas do déficit em caixa e da redução do patrimônio do sindicato.
Eleições para vagas remanescentes do Conselho de Representantes
Os conselheiros (as) também elegeram, na ocasião da reunião, a comissão que será responsável pela organização das Eleições para as vagas remanescentes do conselho de representantes. A comissão será composta pelos professores Carlos Augusto Viana, do Departamento de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da UFC; Tânia Maria Batista de Lima, do Departamento de Estudos Especializados da FACED; José Roberto Feitosa Silva, do Departamento de Biologia do Centro de Ciências da UFC; e o professor Leopoldo Gondim Neto, do Instituto de Cultura e Arte da UFC, como suplente.
Formação de Grupos de Trabalho (GTs) e seminário sobre racismo e discriminação na Universidade
A reunião teve como dois últimos pontos de pauta a criação dos Grupos de Trabalho (GTs) da ADUFC e a realização de um seminário com proposta de discutir as questões do racismo e da discriminação no ambiente da Universidade.
Os GTs aprovados foram os seguintes: Comunicação e Cultura; Ciência, Tecnologia e Meio ambiente; Política Educacional; Ação Sindical; Seguridade Social; Trabalho, Políticas Urbana, Agrária e Ambiental; Políticas de Classe, Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual e Saúde na Universidade.
Já o seminário para debater questões do racismo e da discriminação no ambiente universitário também foi aprovado por unanimidade dos conselheiros e deverá acontecer no início do 2º semestre de 2019. A proposta foi apresentada inicialmente em nota lançada pela Diretoria da ADUFC no dia 20 de junho, a partir da denúncia de racismo feita por Luiz Fernando de Lima Teixeira, estudante de Ciências Sociais da UFC, nas redes sociais.