História do Setembro Amarelo
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília – mas já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.
Objetivos do Setembro Amarelo
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.
No mundo:
– A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio;
– A cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida;
– É a segunda maior causa de morte de jovens de 15 e 29 anos.
No Brasil:
– O Brasil é o 8º país em número absoluto de mortes por suicídio;
– No Brasil, ocorrem cerca de 10.000 mortes por suicídio ao ano;
– 17 % das pessoas no Brasil pensaram em algum momento, em tirar a própria vida, 5% chegaram a planejar o ato, 3% a tentar o suicídio e 1% foram atendidas em pronto-socorro.
Não tenha medo, peça ajuda! Muitos querem te ouvir, te abraçar e te acolher em amor!
Você pode ajudar! Abrace mais, escute mais, ame mais!
Você também pode ligar: 188
#SuaVidaTemValor