Soup é o nome do evento colaborativo que surgiu nos Estados Unidos em 2010 e desde então já aconteceu ao redor de 5 continentes e 180 cidades. No Brasil, a primeira edição foi realizada nesta terça (10) em Fortaleza, na sede da Adufc-Sindicato. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento, que tem como finalidade o incentivo ao espaço de debate democrático para geração de patrocínio comunitário a boas ideias e projetos sociais.
Funciona assim: é realizado um jantar colaborativo, com atrações artísticas e culturais, onde cada visitante paga ingresso para entrar e tem o direito de votar na ideia que mais lhe agradar – entre 5 propostas, que são escolhidas após processo de seleção entre as inscritas. A ideia vencedora ganha 100% do valor arrecadado com os ingressos para financiar seu projeto.
Em maio o presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, recebeu a comissão organizadora do evento, que procurou o Sindicato com a finalidade de realizar o Fortaleza Soup, em parceria com a Adufc-Sindicato. Ao perceber o potencial do evento, o professor Enio Pontes não apenas cedeu a estrutura física, mas garantiu também a divulgação e o apoio institucional ao projeto. “É um evento internacional que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo criativo e nós não poderíamos deixar de apoiar”, ponderou.
A diretora de Assuntos Científicos e Culturais, professora Lucicléia Barros, esteve presente no evento, onde parabenizou todos os projetos inscritos e destacou o interesse da Adufc-Sindicato em estimular acontecimentos de cunho social. ”Esse tipo de iniciativa é uma oportunidade de fortalecer as ações dentro da cidade. As vezes cobramos tanto dos outros, mas também temos nosso papel na sociedade. É um prazer para nossa entidade fazer parte desse evento, vamos sempre apoiar projetos sociais”, disse a professora recepcionando os participantes.
Os cinco representantes dos projetos finalistas discorreram sobre suas ideias durante a noite, alternando com apresentações de malabares com Jujuh Jardim, da Kombi do Bem e da banda Juruviara e os Cabra, além do jantar especial.
A ideia vencedora da primeira edição do Fortaleza Soup foi a do Projeto Cucui: um espaço de apoio à maternidade. Abaixo, confira as cinco ideais finalistas e suas descrições:
Ideia 01
Projeto de Vida: atua com direitos humanos e orientação profissional para crianças e adolescentes no bairro Serviluz.
Ideia 02
Projeto Ecobase: uma instalação de containers próximo a áreas verdes que visa aglutinar as iniciativas ambientais de Fortaleza, com iniciativas de permacultura e debates sobre projetos que possam ser submetidos a editais e vir a transformar o meio ambiente da cidade.
Ideia 03
Projeto Unicorn App: um aplicativo online de engajamento social, que tem como objetivo conectar quem precisa de ajuda e quem quer ajudar. A plataforma conta com sistema um de recompensa, onde a iniciativa privada poderá realizar doações de experiências e prêmios para incentivar ainda mais os engajamentos sociais.
Ideia 04
Projeto de Compostagem e Hortas Suspensas nas ruas do Serviluz: tem a responsabilidade socioambiental com a comunidade local, onde visa o desenvolvimento sustentável e sensibilizar os moradores através da educação ambiental e oficinas de Compostagem e Hortas Suspensas. Estimular uma alimentação mais saudável, melhorar a aparências das ruas e abrir portas para o microempreendedorismo local também são objetivos do projeto.
Ideia 05 (vencedora)*
Projeto Cucui: um espaço de apoio à maternidade, que pretende levar o debate da humanização do parto para mulheres gestantes e familiares do bairro Barroso. Promover rodas de conversa com gestantes, formação de novas doulas e atualização profissional dos trabalhadores da área da saúde que atuam no bairro são meios de ação do projeto.
*A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.