Na última quarta-feira (13) foi realizada reunião, no auditório da Reitoria, com a presença de coordenadores e secretários de cursos de graduação da UFC, para gerar esclarecimentos sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017.
A Adufc-Sindicato esteve presente na ocasião, representada pela diretora de Atividades Cientificas e Culturais, professora Lucicléia Barros.
A reunião foi aberta pelo vice-reitor da UFC, prof. Custódio Almeida, e pelo pró-reitor de Graduação, prof. Cláudio Marques. O pró-reitor afirmou que este é o início da mobilização para o Enade 2017 e fez uma retrospectiva do desempenho da UFC nas últimas edições do Exame.
Em 2014, a Universidade obteve destaque em 8 dos 18 cursos avaliados; em 2015, foram 8 de 15; e em 2016, 7 de 11 (ou seja, mais de 60% dos cursos que participaram do Enade mais recente).
Para a professora Lucicléia, é necessário valorizar o que é desenvolvido dentro da UFC (e na universidade pública em geral) diante do cenário nacional, e o Enade ajuda nesse processo. ”Na crise em que estamos inseridos atualmente, onde investimentos podem ser cortados e o governo quer privatizar tudo, temos que buscar mecanismos para prestigiar o ensino público”, enfatizou.
A diretora ainda destacou o trabalho da Adufc-Sindicato em enaltecer a educação pública de qualidade. Para ela, a entidade está determinada em esclarecer os docentes sobre a situação da educação no Brasil, e dentro desse ”pacote de esclarecimentos” está o papel do professor no Enade, para transmitir aos alunos a importância do Exame e buscar a valorização das instituições federais.
Mudanças no Enade
Durante o encontro, a coordenadora de Projeto e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Prograd, Socorro Sousa, apresentou as principais alterações no Enade 2017 em relação às edições anteriores. Entre elas, a publicação de um edital completo sobre o Exame, em vez de uma portaria, e o fato de toda a comunicação agora ser realizada diretamente com o estudante, não mais com o coordenador de curso.
Além disso, a situação do aluno em relação ao Enade passará a constar do histórico escolar, que informar se ele está regular, irregular ou se foi dispensado do Exame. É importante lembrar que o estudante irregular não poderá colar grau.
Campanha Enade UFC
Na reunião também foi lançada a campanha institucional da UFC sobre o Enade. A Universidade está com o objetivo de melhorar a comunicação com os estudantes, informá-los e engajá-los para uma participação consciente no Exame.
Mais informações podem ser obtidas pelo site do Enade na UFC: http://www.enade.ufc.br/
O Enade
O Enade é realizado pelo Inep, sob orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e com o apoio técnico de comissões assessoras. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Ele é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.
*Algumas informações com fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020