O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) lançou uma nova plataforma onlinecom o objetivo de atualizar conteúdos sobre a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) e divulgar documento, vídeos, textos, notícias e ações das entidades que compõem o Fórum.
A CONAPE 2018, que será realizada de 26 a 28 de abril em Belo Horizonte (MG), foi criada em resposta à destituição do Fórum Nacional de Educação (FNE) realizada pelo governo Temer, por meio da Portaria 577 publicada no dia 27 de abril, que excluiu várias entidades representativas de segmentos essenciais como o campo, o ensino superior e a pesquisa em educação.
O encontro tem os objetivos de monitorar as metas e fazer análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do Plano Nacional de Educação, em especial, a aprovação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente o direito à educação.
A Conferência Nacional Popular de Educação 2018 é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora.
O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), portanto, terá como tarefa pressionar o governo federal e fazer valer a realização dos planos nacional, estaduais, distrital e municipais de educação e viabilizar a organização da CONAPE 2018.
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) está no apoio ao FNPE e CONAPE 2018.