Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 1 • Nr. 5 • 11 de julho de 2017
Em defesa da Educação: Presidente da Adufc-Sindicato participa de Seminário e Audiência pública em Brasília
O Seminário Nacional discutiu os 3 anos de PNE e a Audiência pública
debateu as mudanças no FNE
O coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Fórum Nacional e Educação, professor Heleno Araújo, ao lado do presidente Enio Pontes.
Seminário
Com o intuito de discutir os três anos de implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE e a Frente Parlamentar da Educação e a Subcomissão de Acompanhamento do PNE realizaram, na última quarta-feira (5) em Brasília, o Seminário Nacional do triênio do Plano. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) foi representado pelo seu presidente, Profº Enio Pontes, que também é coordenador adjunto do Fórum Estadual de Educação (FEE).
“Diante do momento político que estamos vivendo no País, onde o atual governo vem cortando gastos com a educação, discutir a política educacional brasileira do Plano Nacional, é de extrema importância as principais lutas do sindicato”, afirma o presidente da Adufc-Sindicato.
O evento aconteceu Auditório Nereu Ramos, anexo III da Câmara dos Deputados, onde foram realizadas grandes mesas de debates para discutir e avaliar o que foi pelo poder público, até o momento, além de projetar os desafios dos próximos sete anos. Temas: “O PNE e o Sistema Nacional de Educação”, “Financiamento da Educação, 10% do PIB e a Emenda Constitucional 95” e “PNE e a valorização dos profissionais da educação”.
O presidente da frente em Defesa da Implementação do Plano, deputado Pedro Uczai (PT-SC), destacou que a emenda do teto dos gastos públicos e a meta de aumentar os investimentos na educação são contraditórias. “Se limita os gastos primários do ponto de vista da educação, como é possível fechar essa conta? A sociedade brasileira criou o sentimento de que educação é uma prioridade nacional e dentro dessa utopia, da expansão e universalização, a conta não fecha”, explica o deputado.
Assista o seminário: https://goo.gl/7ePTms
Sobre o PNE
O Plano Nacional de Educação estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira a partir da primeira infância até a entrada na universidade, por um período de 10 anos. O PNE foi construído a partir de uma ampla participação social. Foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela então presidenta Dilma Rousseff, em julho 2014.
Audiência pública
Presidente Enio Pontes participa de Audiência Pública em Brasília
Ainda em Brasília, na quinta-feira (6), o presidente da Adufc-Sindicato participou de Audiência pública para debater as mudanças do Fórum Nacional de Educação. O requerimento para realização do ato surgiu do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), no qual foi atendido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal.
Na ocasião foram debatidas as mudanças na composição e atribuições do Fórum Nacional de Educação (FNE) e da convocação da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae). Deputados de oposição ao governo e representantes de entidades de defesa da educação, dentre eles o presidente da Adufc-Sindicato, defenderam a revogação de uma portaria do Ministério da Educação que alterou a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE).
Segundo Chico Lopes, ao editar o decreto de 26 de abril de 2017, que convoca a 3ª Conferência Nacional de Educação, o Ministério da Educação, revoga o que determinava o decreto de 9 de maio de 2016. “Ao proceder dessa forma o Ministério da Educação exorbitou do seu poder quando não observou o que preceitua o disposto nos arts. 5º e 6º da Lei nº 13.005, de 2014 que aprovou o Plano Nacional de Educação”, defendeu.
Chico Lopes ressaltou ainda que o Ministério da Educação, ao tomar tal decisão, “deslegitima, desestrutura e desrespeita o FNE, órgão oficial que constrói a Conferência Nacional de Educação”.
“A educação do nosso País deve ser construída de forma agregada com a sociedade, retirando entidades de lutas do Fórum é mesmo que retirar o direito de democracia, a portaria precisa ser revogada”, explica o Profº Enio ao se posicionar contrário a atitude do Ministério da Educação.
Sobre a portaria
A portaria 577, de abril deste ano, revogou portarias anteriores referentes ao fórum, que é fruto da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), de 2010, e foi criado para ser um espaço permanente de participação da sociedade na formulação e no acompanhamento da política educacional no Brasil.
Para educadores e entidades dos movimentos sociais, a medida obstrui a participação do FNE na construção da Conae, retirando da sociedade civil o direito do debate e construção dos rumos da educação brasileira.
*Com informações do Portal Vermelho e IstoÉ
Orquestra de jovens do Canadá realiza concerto em Fortaleza
Jovens da Orquestra Sinfônica canadense Gens Du Pays
A Orquestra Sinfônica “Gens du pays” realizará uma turnê pelo Ceará neste mês de julho, e a primeira apresentação será um concerto gratuito em Fortaleza na próxima quarta-feira (12), às 19 horas, no Teatro do CUCA Mondubim (rua Santa Marlúcia s/n).
A orquestra é composta por 45 jovens músicos, de idade entre 15 a 25 anos, oriundos de diferentes regiões da província do Quebec, no Canadá.
A organização do concerto é do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (Campus Sobral) em parceria com a Rede CUCA de Fortaleza, através do projeto de pesquisa “Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social.”
Sobre a Orquestra “Gens du pays”
O grupo foi formado especialmente para participar do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries, que está em sua 28a edição internacional e 3aedição latino-americana. As edições latino-americanas são realizadas por iniciativa do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará em Sobral, por meio de seu Grupo de Pesquisa e Educação, Artes e Música (PesquisaMus). O evento ocorrerá na cidade de Sobral e região entre os dias 16 e 23 de julho deste ano.
A orquestra “Gens du pays” foi criada por iniciativa do Campo musical Saint-Alexandre (centro de férias voltado para a prática musical) e o Cégep de Sainte-Foy (estabelecimento de ensino pré-univesitário) e tem como regentes Amélie Bois e Mathieu Rivest. O repertório da orquestra conta com músicas quebequenses e do grande repertório sinfônico europeu.
Além dos jovens e dos regentes, “Gens du pays” conta com outros professores canadenses : Pascale Rivard (violino), Catherine Le Saunier (violoncelo) e Bejamin René (piano).
A orquestra terá também a participação especial dos jovens brasileiros Rian Rafaiel (fagote), Ruama Quimera (trompa) e Renan Pablo (trompa), todos membros da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza.
Serviço
Apresentação da Orquestra Sinfônica ”Gens du pays”
Local: CUCA Mondubim (rua Santa Marlúcia, s/n, bairro Mondubim)
Data e Horário: 12 de julho (quarta-feira), às 19 horas
Informações: 3066.1805
Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br
Coordenação: César Espíndola • Jornalistas (Assessoras de Comunicação): Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante • Diagramação: Renê Mendes