Na manhã desta sexta-feira (17) o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), representado pelo secretário-geral Prof. Enio Pontes, participou da aula inaugural da segunda turma do mestrado profissional MP-Safety do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) na Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia da UFC, no Campus do Pici.
“A presença da ADUFC-Sindicato e do Fórum Estadual de Educação em eventos educacionais como este é de grande importância para o desenvolvimento das entidades. Estaremos sempre dispostos a dar o apoio necessário para a melhoria da educação em nível estadual”, afirma o secretário-geral do Sindicato.
Estavam presentes o governador do Estado, Camilo Santana; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia; o reitor da UFC, professor Henry de Holanda Campos; o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Carlos Almir Monteiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antônio Gomes; o vice-reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, Cláudio Jorge Pinto; o coordenador do mestrado, João César; e representando a ADUFC-Sindicato e o Fórum Estadual de Educação (FEE/CE), Prof. Enio Pontes, que também está na coordenação local do MP SAfety ITA.
“Nessa fase os estudantes irão ampliar seus conhecimentos relacionados a temas como Segurança de Aviação, Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energias Renováveis. O ITA e o Ceará têm uma relação muito forte, até pela quantidade de alunos cearenses que são aprovados todos os anos”, reconhece o Governador.
Foram ofertadas em Fortaleza duas linhas de pesquisa no mestrado: Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos, e Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação. O MP-Safety visa atender a demanda latente de pesquisa na área de segurança de voo tanto na aviação civil quanto na militar no País.