Na última terça-feira (14), a Auditoria Cidadã da Dívida lançou oficialmente a ”Campanha por uma Consulta Nacional sobre Reformas e Auditoria da Dívida”, que pretende ouvir a população brasileira sobre as Reformas da Previdência e Trabalhista, as Privatizações e a necessidade de uma Auditoria da Dívida Pública.
O lançamento da campanha aconteceu em todo o país durante o dia 14 e continua ao longo da semana. Em Brasília, o lançamento ocorreu no Congresso da CONTAG (Centro de Convenções Ulisses Guimarães), e no ato da OAB Federal contra a Reforma da Previdência .
A consulta será realizada através de quatro perguntas sobre esses temas, onde os cidadãos poderão responder na página: www.consultanacional2017.com.br ou por meio de votação em cédulas que serão disponibilizadas pelas centenas de entidades e movimentos sociais que construíram essa Consulta Nacional e irão colaborar com a coleta de votos e divulgação, cujo nomes também estão divulgados no site.
O Núcleo da Auditoria Cidadã no Ceará está recebendo o apoio da ADUFC-Sindicato para divulgação e propagação da Consulta Nacional, por meio do secretário-geral e coordenador do Núcleo Estadual, professor Enio Pontes. As cédulas de votação estarão disponíveis na Sala de Comunicação da entidade, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, durante todo o período da consulta. Para mais informações sobre a votação: (85) 3066.1806
As perguntas da Consulta Nacional são as seguintes:
1. Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública e mudar o modelo econômico, a fim de acabar com o privilégio dos bancos, os juros mais altos do mundo e outras distorções, de maneira que sejam garantidos mais recursos para educação, saúde, previdência, segurança, entre outros? ….SIM ….NÃO
2. Você concorda que é necessário barrar a Reforma da Previdência (PEC 287), que rasga a Constituição Federal, destrói seu direito à aposentadoria e desvia os recursos da Previdência, da Saúde e da Assistência Social, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro? …..SIM …..NÃO
3. Você concorda que o patrimônio público, as riquezas naturais e energéticas do nosso país, assim como os direitos fundamentais de educação e saúde não podem continuar sendo privatizados, comprometendo o acesso universal previsto na Constituição Federal? …..SIM …..NÃO
4. Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública, a fim de acabar com o privilégio dos bancos e garantir mais recursos para educação, saúde, previdência, moradia, reforma agrária, segurança, entre outros? ….SIM ….NÃO
Entenda a Campanha por uma Consulta Nacional
A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação, sem fins lucrativos, que atua desde setembro de 2000 no intuito de realizar a auditoria da dívida pública brasileira e exigir a devida transparência do orçamento fiscal, de forma que os cidadãos conheçam detalhadamente todas as fontes de recursos públicos e sua respectiva destinação.
Com as séries de Propostas de Emenda à Constituição (PEC’s) apresentadas pelo governo de Michel Temer desde 2016 – como a PEC 241, PEC 287, entre outros – que afetam a vida do trabalhador brasileiro, cresceu a necessidade de se instituir uma comoção popular nacional na tentativa de barrar grandes retrocessos na vida dos trabalhadores.
A onda de contrarreformas que toma conta da agenda política tem o objetivo de garantir os privilégios do setor financeiro, levando-nos ao avesso do Brasil que podemos ser.
A Auditoria Cidadã entende também que todas essas reformas propostas pelo governo federal estão interligadas ao funcionamento da dívida pública brasileira, que precisa passar por uma auditoria. Para tanto, a sociedade precisa ser ouvida e atendida. Nesse contexto, a Consulta Nacional vem para estabelecer uma opinião pública geral e entregar aos parlamentares um documento oficial com força popular.
No período de 14 de março a 30 de junho de 2017, as irão coletar o posicionamento da sociedade sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, Privatizações e Auditoria da Dívida Pública.
Diversos sindicatos (dentre eles a ADUFC-Sindicato), entidades e movimentos sociais em todo o país estão unidos para construir juntos a proposta de uma Consulta Nacional e Auditoria da Dívida.
Para votar ou obter mais informações, acesse o site da Campanha: www.consultanacional2017.com.br
Ou entre em contato pelo telefone: (85) 3066.1806