Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 33 • 18 de fevereiro de 2017
Palestra sobre a PEC 287 debate novas regras impostas pela Reforma da Previdência
Foto: Nyna Sany
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) realizou, na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da entidade, palestra sobre “A Reforma da Previdência e os seus impactos para Sociedade”, com o presidente do PROIFES-Federação Prof. Dr. Eduardo Rolim.
Para compor a mesa de debates estiveram presentes o presidente do Sindicato Prof. Leonardo Monteiro; a vice-presidente Profª. Neile Torres; o secretário-geral Prof. Enio Pontes; e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná Prof. Nilton Brandão.
A palestra faz parte da Campanha Contra a Reforma da Previdência (PEC 287) que a ADUFC-Sindicato está promovendo, onde o principal objetivo é mostrar para a sociedade em geral as consequências da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 na vida de cada trabalhador; jovem, adulto e idoso.
Em sua fala, o professor Eduardo Rolim explicou sobre as formas de aposentadoria e os regimes da Previdência em vigor atualmente, e fez um parâmetro com as mudanças Legais e Constitucionais propostas pela PEC 287. ”A partir do momento em que essa Emenda for aprovada, não importa se a pessoa é homem, mulher, professor do Ensino Médio, Superior ou Básico. Seja como for, terá que se aposentar somente a partir dos 65 anos. Acabará todo e qualquer limite de idade”, disse o presidente do PROIFES-Federação, que ainda exemplificou a situação, ”as professoras do Ensino Básico que hoje podem se aposentar com 50 anos, terão que prestar mais 15 anos de serviço”.
Outra consequência que será imposta pela Reforma da Previdência é a mudança da atual ”aposentadoria por invalidez”, que passará a ser chamada de ”aposentadoria por incapacidade permanente”. ”Pelo nome, parece a mesma coisa, mas não é. A aposentadoria por invalidez inclui doenças graves, como câncer e problema cardíaco. E isso tudo desaparecerá na Constituição”, enfatizou o professor Eduardo.
Para finalizar a apresentação, ele destacou a importância da conscientização da população em geral. ”Essas mudanças ainda não estão valendo. Se a gente lutar muito, vamos impedir que essas medidas passem no Congresso Nacional. Para isso, primeiro é importante esclarecer e mobilizar a sociedade”.
O presidente da ADUFC-Sindicato Prof. Leonardo Monteiro, aproveitou a ocasião para destacar a Campanha que a entidade vem fazendo desde Janeiro deste ano, ”Juntos Contra a Reforma da Previdência”.”Precisamos mostrar o que vai acontecer com cada brasileiro, caso essa PEC 287 seja aprovada. É o nosso dever como representantes dos docentes das universidades federais do Ceará. O que o governo está fazendo com a Previdência é desleal e mentiroso, toda essa campanha de déficit não existe”.
Confira aqui a apresentação da palestra do Prof. Eduardo Rolim: http://migre.me/w4Sxj
O link da palestra também está disponível no link: http://migre.me/w4SD2
Juntos Contra a Reforma da Previdência (PEC 287)
A Reforma da Previdência é uma nova Proposta de Emenda Constitucional que pretende alterar as regras para a obtenção da aposentadoria e dos demais benefícios previdenciários disponíveis ao cidadão brasileiro. A iniciativa é do presidente Michel Temer, e para entrar em vigor precisa ser analisada e aprovada, em dois turnos, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Caso seja aceita, a medida vai modificar os Artigos 37, 40, 42, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição Federal de 1988, dificultando o acesso ao aposento e a outros benefícios, como o auxílio-saúde e o seguro-desemprego. O projeto é considerado por muitos especialistas da área previdenciária como o fim da Previdência Social e o enfraquecimento da Seguridade brasileira.
Confira aqui postagens da Campanha ”Juntos Contra a Reforma da Previdência”: http://migre.me/w3YVc
Até lá, precisamos unir forças contra este retrocesso.
A Reforma da Previdência também é sobre você!
Foto: Nyna Sany
ADUFC-Sindicato participa de reunião de reivindicações no MEC
O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), professor Leonardo Monteiro, participou na última quinta-feira (16), de reunião no Ministério da Educação (MEC) com a secretária executiva do ministério, Maria Helena Guimarães de Castro, em Brasília. A reunião foi convocada pela Federação de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação), que levou para a secretária sua carta de apresentação e uma pauta de reivindicações.
Estiveram presentes, além do presidente da ADUFC-Sindicato, o presidente do PROIFES-Federação, professor Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindicato), o vice-presidente e diretor de comunicação Flávio Silva (ADUFG-Sindicato), o tesoureiro e diretor de aposentadoria e previdência, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-PR), o diretor de relações internacionais e diretor de políticas educacionais, Gil Vicente Figueiredo (ADUFSCar-Sindicato), e o membros do Conselho Deliberativo Lucio Vieira (ADUFRGS-Sindicato) e Roberto dos Santos Silva (Sindproifes).
No ofício entregue ao ministério, o presidente do PROIFES ressalta sua disposição ao diálogo “franco e honesto, desde que o mesmo se dê de forma recíproca, com disposição do governo de negociar e aceitar as justas e legítimas reivindicações dos docentes federais”. Neste sentido, Maria Helena recebeu a pauta de reivindicações, e ressaltou sua disposição e do ministério ao diálogo e debate dos pontos propostos pelo PROIFES. “Vocês são uma federação integrada pelas pessoas mais qualificadas das universidades e institutos federais, e por isso têm a obrigação de fazer o debate dos temas difíceis. Conto com sua contribuição para uma boa avaliação dos institutos superiores, na maneira de pensarmos o ensino superior para o futuro, a carreira, o financiamento e a obtenção de recursos, além da autonomia plena das universidades e institutos federais, algo que defendo”.
“Confesso que a reunião foi produtiva no sentido de abrir o diálogo para que possamos iniciar as conversações, mas desanimadora com a forma e o pensamento que o atual governo tem em relação a Educação no nosso País”, afirma o presidente da ADUFC, Prof. Leonardo Monteiro.
Pauta de Negociação
Na Pauta de Reivindicação, o PROIFES destaca que “A Federação, após assinar com o Governo Federal acordos em 2007, 2008, 2011, 2012 e 2015, este último ainda em vigor (Acordo 19/2015 de 02/12/2015), espera que o atual governo mantenha uma prática de diálogo com os docentes, e que abra imediatamente Mesa de Negociação para dar conta da pauta e que se possa chegar a bom termo neste processo, de sorte que o produto deste processo negocial possa ser incluído no Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2018.”
A Pauta de Negociação apresentada pelo PROIFES-Federação foi dividida em quatro pontos: I. Cumprimento dos pontos pendentes do Acordo 19/2015, firmado pelo PROIFES-Federação com o Governo Federal em 02/12/2015; II. Proposta de reajuste salarial para a negociação de 2017, a vigorar em janeiro de 2018; III. Continuidade do processo de reestruturação das Carreiras do MS e do EBTT; IV. Outras demandas.
*com informações da assessoria de comunicação do PROIFES-Federação
Plantão Jurídico atende professores da região do Cariri na próxima quarta-feira (22)
Foto: Nyna Sany
Estará sendo realizado na sede da ADUFC-Sindicato em Juazeiro do Norte, na próxima quarta-feira (22 de fevereiro), das 14h às 17h, atendimento aos professores da região do Cariri, para fornecer informações e tirar dúvidas relacionadas à questões jurídicas ou administrativas da atividade docente.
Desde novembro de 2016, a equipe jurídica do Sindicato está realizando o Plantão Jurídico mensalmente em Juazeiro do Norte, na sede da ADUFC. A data para consulta em março ainda será definida.
Serviço
Atendimento Jurídico
Local: Sede da ADUFC-Sindicato em Juazeiro do Norte (Av. Tenente Raimundo Rocha, 2100 – Cidade Universitária)
Horário: 14h às 17h
Mais informações: (85) 99662-7006
Auditoria Cidadã define próximas ações com participação da ADUFC-Sindicato
O secretário-geral da ADUFC-Sindicato, prof. Enio Pontes, esteve em Brasília na última terça-feira (14) para participar de reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida. Na ocasião, foram deliberadas as próximas ações da Campanha que a entidade está lançando para uma Consulta Nacional Popular.
Ficaram definidas as perguntas que serão realizadas na Consulta Popular, além de ser mantida a data de lançamento do movimento em 14 de março, tendo em vista a inclusão da questão sobre a Reforma da Previdência.
Os questionamentos definidos para a Consulta Popular Nacional, foram os seguintes:
1. Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública e mudar o modelo econômico, a fim de acabar com o privilégio dos bancos, os juros mais altos do mundo e outras distorções, de maneira que sejam garantidos mais recursos para educação, saúde, previdência, segurança, entre outros? ……….SIM ……….NÃO
2. Você concorda que é necessário barrar a Reforma da Previdência (PEC 287), que rasga a Constituição Federal, destrói seu direito à aposentadoria e desvia os recursos da Previdência, da Saúde e da Assistência Social, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro? ……….SIM ……….NÃO
3. Você concorda que o patrimônio público, as riquezas naturais e energéticas do nosso país, assim como os direitos fundamentais de educação e saúde não podem continuar sendo privatizados, comprometendo o acesso universal previsto na Constituição Federal? ……….SIM ……….NÃO
O professor Enio Pontes, que também é coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Ceará, relata que, agora, cada representante vai trabalhar em sua base regional para divulgar a Campanha. ”Foi uma reunião muito positiva, onde entidades de diferentes segmentos e localidades do país puderam colaborar para formação dessa grande Consulta Nacional. E o Ceará terá uma forte participação nesse movimento”, destacou ele.
*Com informações da Auditoria Cidadã da Dívida
Presidente da ADUFC-Sindicato vai ao Cariri fechar novos convênios para professores da UFCA
Foto: Larissa Cavalcante
Com o intuito e compromisso de proporcionar uma ADUFC para os professores, o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), Profº Leonardo Monteiro, esteve nos dias 14 e 15 de fevereiro (terça e quarta-feira), em Juazeiro do Norte, para fechar novas parcerias de convênios para os docentes sindicalizados da Universidade Federal do Cariri – UFCA.
A parceria foi firmada com restaurante, doceteria, clínica veterinária, supermercado, parque aquático, hotel, posto de gasolina, curso de idiomas, entre outros. A proposta é que os professores recebam uma carteirinha de identificação do sindicato e apresente nos locais conveniados para ganhar descontos. Os familiares, também, poderão usufruir do benefício, basta apresentar o cartão.
Demais localidades
O objetivo é fechar vários convênios para os sindicalizados de todas as Universidades Federais do Ceará (UFC, UFCA e UNILAB). Os professores de todas as localidades vão receber, além do cartão de identificação, uma cartilha com todos os convênios firmados. Independentemente da localidade, a parceria é para todos, o professor precisa apenas apresentar o cartão de identificação.
Ampliação da sede do Sindicato no Cariri está em fase de conclusão
Foto: Junior Távares
Com o objetivo de atender melhor às necessidades dos professores sindicalizados, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, está passando por um período de ampliação, que está em fase de conclusão, em seu espaço físico.
Dentre as principais mudanças está a construção de um auditório com capacidade para 210 pessoas, que irá permitir que os eventos e palestras organizadas pela ADUFC-Sindicato Cariri sejam realizados na sua própria sede; uma sala para os atendimentos jurídicos, que estão sendo realizados mensalmente na sede da ADUFC-Sindicato em Juazeiro do Norte, para atender os docentes da região; e um almoxarifado, para disponibilizar um maior espaço para os arquivos do Sindicato.
Após a finalização da obra, o presidente do Sindicato Prof. Leonardo Monteiro, espera que os sindicalizados da região possam usufruir, da melhor maneira, de todos os serviços que a ADUFC disponibilizar. “Nosso objetivo é proporcionar uma ADUFC-Sindicato em que os professores tenham comodidade. Por isso essa ampliação está sendo feita, para melhorar o espaço de realização dos serviços oferecidos”, destacou.
Atualmente, a sede é dividida em duas salas, uma para a diretoria e outra para a secretaria, uma cantina, dois banheiros, uma área externa com restaurante e o campo society.
Renovação da concessão do espaço da sede
Em setembro de 2016 foi realizada reunião entre a diretoria da ADUFC-Sindicato, representada pelo seu presidente, Profº Leonardo Monteiro, e a Reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA), representada pelo o procurador federal da UFCA, Aluísio Martins de Sousa Jr, para acertar a renovação da cessão de contrato do terreno que abriga a sede da entidade no Cariri.
O presidente do sindicato esteve na Pró-Reitoria de Administração (PROAD), na última terça-feira (14.02), para verificar como está o andamento da renovação. A ADUFC-Sindicato no Cariri fica localizada em um terreno que pertence à UFCA e o contrato de permanência vai expirar no dia 28 de fevereiro de 2017. A renovação acertada será por mais 5 anos, sendo esse, o mesmo período do antigo contrato, assinado no dia 1 de março de 2012.
Foto: Junior Távares
Acesse nosso site:
www.adufc.org.br
Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br
Jornalistas Responsáveis: Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes