Aconteceu nesta terça-feira (7), na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), reunião do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Ceará, que é representado no estado pelo secretário-geral da ADUFC-Sindicato, prof. Enio Pontes.
O objetivo da reunião foi buscar o apoio das entidades presentes e articular atividades regionais no Ceará referentes à Campanha Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida por uma Consulta Popular Nacional. Essa ação fala sobre as ‘’modificações legais que privilegiam o grande capital em detrimento do bem estar social’’. O principal eixo desse movimento é a discussão da Reforma da Previdência (PEC 287), proposta pelo governo federal, e a necessidade de haver uma auditoria da Dívida Pública brasileira.
O professor Enio Pontes destacou a importância da participação de diferentes segmentos sociais cearenses para o enriquecimento e divulgação desse projeto no estado. ‘’A Auditoria Cidadã, no âmbito nacional e regional, precisa de bases fortes para que seja possível levar para a sociedade em geral a informação do que a Reforma da Previdência representa, e também para falar sobre a necessidade da auditoria da Dívida Pública do Brasil’’.
Ele ainda agradeceu a participação das novas instituições na Auditoria Cidadã. ‘’A OAB Ceará, a Nusseg e o Sindiaudif, por meio de seus representantes, irão trazer boas e novas estratégias, só temos a ganhar com essas parcerias’’, enfatizou.
Em fase de construção, a próxima etapa da Campanha será a realização de um encontro com todas as frentes regionais, entidades e voluntários apoiadores da Auditoria Cidadã da Dívida em Brasília, na terça-feira (14 de fevereiro), às 9 horas, na sede da organização no Distrito Federal.
Estiveram presentes na reunião na ADUFC-Sindicato a advogada e presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social da OAB CE, Regina Jansen; o diretor executivo do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento dos Profissionais de Seguridade Social (Nusseg), Thiago Albuquerque; e o representante do Sindicato dos Auditores de Tributos do Município de Fortaleza (Sindiaudif), Flávio Figueiredo.