O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) repudia veementemente a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 55.
Nosso repúdio, embora importante ferramenta institucional, não expressa, em absoluto, a consternação que sentimos ao ver a Proposta aprovada, principalmente por termos a ampla convicção dos significados devastadores que a PEC representa para os Direitos Sociais em nosso país.
Ignorando pesquisas de opinião (mais de 60% da população é contrária a PEC, segundo Datafolha), advertência da Organização das Nações Unidas e do Banco Mundial, o Senado e seus parlamentares, fragilizados em credibilidade e descompromissados com o povo que deveriam representar, efetivam a PEC 55, condenando as futuras ações e retirando os sonhos de muitos brasileiros.
Em um Congresso fechado, com amplo aparato policial e com a votação antecipada (temendo-se as grandes manifestações convocadas em todos país) o que se viu foi a confirmação das arquiteturas de poder, de interesse próprio e de indiferença ao clamor popular.
Envoltos em graves denúncias o Governo oculta, engana e dissimula os interesses verdadeiros da Proposta. Sem diálogo e sem abertura ao debate, promove, o maior Projeto de atraso do país desde a redemocratização.
A ADUFC – Sindicato, no entanto, acredita que é através da luta – e somente por meio dela – ser possível – e assim sempre será – reverter, nas ruas, nas redes, no reforço das ideologias, os retrocessos que nos são impostos.
Então, embora em luto, chamamos para LUTA!
Por uma Educação pública de qualidade e gratuita!
Por um país que valoriza seus professores!
Pelos Direitos Sociais e em Defesa dos Serviços Públicos.
A ADUFC DIZ: À LUTA! PARA AS RUAS! FORA TEMER!