A ADUFC-Sindicato realizou Assembleia Geral Extraordinária dos professores no Auditório Castelo Branco, na Reitoria da UFC, a partir das 9 horas do dia 10 de novembro de 2016. Os encaminhamentos da Assembleia foram:
- Convocação de Assembleia Geral Extraordinária no dia 18 de novembro com a seguinte pauta: greve geral por tempo determinado, nos termos do Estatuto da ADUFC-Sindicato.
- Participação na reunião do Setor das Federais do ANDES-SN em Brasília, nos dias 19 e 20 de novembro (nomes dos professores que irão participar ainda devem ser definidos).
- Paralisação (Nacional) no dia 25 de novembro contra a PEC 55 e em defesa dos serviços públicos e direitos sociais.
- Preparar uma caravana para marcha em Brasília nos dias 28 e 29 de novembro (data da votação da PEC 55 em primeiro turno no Senado Federal). A atividade será coletiva com os servidores técnico-administrativos do SINTUFCE e os estudantes do movimento estudantil da universidade.
- Moção contra o posicionamento do diretor da Faculdade de Direito da UFC.
- Publicação da nota da Faculdade de Educação em favor da ocupação estudantil no departamento. (Os demais docentes dos departamentos ocupados também devem disponibilizar suas notas ao Sindicato para que haja a devida divulgação).
- Trabalho de assessoria de comunicação com professores da área, para dar visibilidade ao movimento de ocupação dos estudantes, aos atos contra a PEC 55 e aos motivos das mobilizações. E a criação de um vídeo explicando o que é e quais são as consequências da Proposta de Emenda Constitucional 55/2016.
- Divulgar em 10 outdoors na cidade de Fortaleza e em 5 outdoors nos demais municípios do Ceará que têm campi da UFC, fotos dos três senadores da bancada cearense no Senado Federal, a partir da segunda-feira (14 de novembro) até o dia 14 de dezembro, com uma frase exigindo que eles votem contra a PEC 55.
- Divulgação (através de SMS, e-mail, site e facebook do Sindicato) de uma lista com todos os nomes, assinaturas e SIAPE’S dos docentes que votaram no plebiscito.
- Publicação de direito de resposta e declaração de voto dos docentes sobre a nota emitida pela Diretoria do Sindicato, em todos os meios de comunicação da ADUFC-Sindicato.
- Convocar Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do Sindicato.
- Promoção de atividades para esclarecimento da PEC 55/2016, da Reforma da Previdência e da Reforma do Ensino Médio.
- As próximas Assembleias Gerais Extraordinárias devem ser realizadas na Reitoria da UFC.
- As votações realizadas pela ADUFC-Sindicato devem garantir autonomia, sem a utilização dos sistemas operacionais das universidades. E a mudança do sistema de votação deve ser avaliada em Assembleia Geral Extraordinária.
- Relatoria nas Assembleias Gerais Extraordinárias.
- Organizar um Grupo de Trabalho (GT) de Políticas Públicas para estudar as políticas que estão sendo propostas pelo governo federal e apresentar pareceres técnicos para a sociedade (com impacto dessas políticas sobre a universidade e a política educacional como um todo). Professores já inscritos no grupo: Prof. André V. Ferreira, Prof. Francisco José Pinheiro, Profª. Maria do Céu de Lima, Prof. Bruno Rocha, Profª. Margarida Pimentel e Profª. Adelaide Maria Gonçalves.
- Participação no GT de Políticas Educacionais do Setor das Federais do Andes-SN.
- Encaminhar pedido à Reitoria das universidades federais do Ceará para que haja a suspensão do Calendário Acadêmico em apoio aos estudantes nas ocupações.
- Apoio Jurídico realizado por advogados populares às ocupações estudantis.