ADUFC–Sindicato realizou, na manhã desta sexta-feira (21), palestra sobre a Reforma da Previdência, ministrada pela Professora Sara Granemann, Mestre e Doutora em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O diálogo aconteceu no auditório do Sindicato, às 9h, e contou com a transmissão ao vivo no Facebook da instituição.
A palestrante contextualizou as últimas reformas realizadas pela Emenda Constitucional (EC) nº 20/98, passando pela EC nº 41/2003, apresentando o que está em questão a partir de diagnósticos feito ainda no governo da ex-Presidente Dilma Rousseff, mas que, segundo ela, tem sido a base para os debates feitos pelo Presidente Michel Temer.
A Doutora em Serviços Sociais afirma que a “reforma” proposta pelo atual governo objetiva regredir os direitos trabalhistas. “A reforma é alguma coisa que eleva os direitos dos trabalhadores, aquilo que tira os direitos dos trabalhadores é uma contra-reforma. Essa contra-reforma está dirigida à todos os trabalhadores, tanto aqueles que estão no regime geral, INSS, quanto aqueles que estão no regime próprio, que somos os servidores públicos, a força de trabalho que é empregada pelo Estado. Por isso, a nós trabalhadores, existe uma única possibilidade, lutar massivamente para que os nossos direitos não sejam convertidos em dinheiro transferidos para os grandes capitais”, conclui.
Sara Granemann é Graduada em Serviço Social pela Fundação Universitária do Alto Vale do Rio do Peixe/SC; Especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná/PR; Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. É Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994. Pós-doutorado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (2014). Atuações nas áreas de pesquisa: tradição marxista; reforma do Estado; Previdência Pública e Privada; Serviço Social e Políticas Sociais e é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM).