“Vou contar para meus filhos”, da cineasta Tuca Siqueira, relata a história de ex-presas políticas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife, no período de 1969 a 1979, e a emoção do reencontro após 40 anos.
O documentário foi exibido no auditório da ADUFC-Sindicato na quarta-feira, 25, com a presença de duas das 24 mulheres retratadas, Helena Serra Azul, professora da UFC e ex-Presidente da ADUFC-Sindicato, e Lília Gondim, assessora da comissão da verdade do Estado de Pernambuco e uma das idealizadoras do filme.
Na ocasião, Lília Gondim explicou que o filme nasceu da vontade de reunir as mulheres que, durante o período vivido na Colônia do Bom Pastor, compartilharam momentos de muito sofrimento, mas também de superação. “Esse nosso reencontro 40 anos depois foi muito emocionante; podermos nos encontrar e saber o que cada uma estava fazendo e como cada uma estava foi algo muito marcante. A diretora do filme, Tuca Siqueira, teve o mérito de transformar uma coisa pesada, que é a tortura e a violência sofrida por essas mulheres, nessa coisa extremamente poética que é esse documentário”.
Após a exibição, foi realizado um debate sobre o tema. O documentário “Vou Contar Para Meus Filhos” (versão com cortes) está disponível no seguinte link: http://migre.me/tX4Ri