NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA
ENCERRADA A GREVE DOS DOCENTES
Em Assembleia Geral realizada na manhã da última quarta-feira, dia 07 de outubro, no Auditório Engenheiro Cândido Pamplona do Centro de Tecnologia da UFC, os professores das Universidades Federais do Ceará resolveram encerrar a greve iniciada no dia 18 de agosto. Após intenso debate, os 363 docentes que estiveram na Assembleia decidiram aprovar o fim da greve e o retorno imediato às atividades acadêmicas. A reunião contou com a participação, por meio de videoconferência, de colegas dos campi de Quixadá, Russas e Sobral e da Universidade Federal do Cariri.
A greve foi deflagrada a partir de vontade claramente manifesta em plebiscito, quando foram ouvidos mais de 1500 professores. Era o último recurso que tínhamos para defender a universidade pública e as carreiras docentes contra os cortes orçamentários e o arrocho salarial que se impunha à categoria.
No entanto, o agravamento da conjuntura política e econômica nacional nos últimos dois meses impôs limites muito estreitos de negociação, situação que se estendeu a todas as entidades sindicais dos Servidores Públicos Federais. Os ganhos obtidos até aqui se resumiram à proposta de reajuste salarial de 10,8% em dois anos e a majoração de alguns benefícios. As negociações, entretanto, mesmo com o fim da greve, não se encerraram, sendo possível ainda algum ganho na reestruturação das carreiras.
Mais importante, porém, foi a reafirmação de que não abdicaremos nunca de defender a universidade pública e gratuita brasileira. E, se neste momento, entendemos que o retorno imediato às nossas atividades é a melhor forma de defendê-la, sabemos que é preciso continuar combatendo todas as investidas que ameaçam essa conquista histórica da sociedade brasileira.
Juntos, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, reorganizaremos nossas forças. Temos o compromisso de manter acesa a chama da luta permanente dos professores.
Diretoria da ADUFC-Sindicato