ACESSE O BLOG DA GREVE PARA SABER INFORMAÇÕES SOBRE AS MOBILIZAÇÕES LOCAIS E NACIONAIS
[NACIONAL] Ato em Brasília reúne servidores públicos federais e conta com a participação de docentes da UFC e da UFCA
A comitiva de docentes da UFC e da UFCA participou esta manhã do Ato dos Servidores Públicos Federais e dos Movimentos Sociais contra os cortes na educação, moradia e pela valorização salarial dos servidores. A manifestação reuniu diversas categorias do serviço público federal no Ministério da Fazenda em Brasília, entre estas, docentes e técnico-administrativos das IFES, auditores fiscais, servidores de ministérios e contou com a participação de estudantes e movimentos sociais, tais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Nas falas dos participantes, destacou-se o repúdio ao conjunto de medidas anunciadas recentemente pelo Governo Federal, o qual indica cortes no orçamento gastos e o adiamento do reajuste salarial dos servidores para agosto de 2016. Os educadores participantes do Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária (ENERA) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) protestavam em Brasília pelo fortalecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e passaram pelo ato solidarizando-se com o nosso movimento. O Comando Nacional de Greve dos Docentes, que conta com representantes da UFC e da UFCA, convocou um ato para esta quinta, 24 de setembro, em Brasília, voltado especificamente para a pauta dos docentes federais em greve e os professores da UFC e da UFCA que estão na capital federal participarão da mobilização.
?
??[LOCAL] Ato em Fortaleza reúne servidores públicos federais e repudia intolerância política
Na manhã de hoje, enquanto Brasília sediava o Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos Federais, atos unificados ocorreram em todos os estados. Em Fortaleza, o ato aconteceu na Receita Federal, reunindo docentes federais, servidores técnico-administrativos, estudantes e diversos representantes de movimentos sociais e sindicais. Em suas falas, os representantes disseram “não” ao arrocho econômico do Governo Federal, que responsabiliza os servidores públicos e isenta banqueiros e grandes corporações de assumirem sua parcela de culpa na crise econômica. A precarização do serviço público, o risco de extinção da CGU, a privatização do ensino e da saúde, foram alguns dos temas debatidos. Ao final, foi feita uma moção de apoio à luta do povo Sem Terra e contra a intolerância política, em virtude do episódio ocorrido na noite do dia 22 de setembro, no Aeroporto de Fortaleza quando um pequeno grupo de manifestantes reacionários recebeu João Pedro Stédile, membro da coordenação nacional do MST, recepcionado da professora Adelaide Gonçalves, do departamento de História da UFC, com gritos de ódio e xingamentos.
?
[ATIVIDADE DE GREVE] Comando de Greve promove atividade com pesquisador que identificou aspectos privatistas na expansão do Ensino Superior brasileiro
Mais informações: Comissão de Comunicação e Mobilização do Comando de Greve dos Docentes da UFC e da UFCA:
??[AGENDA DA GREVE] Confira o calendário de atividades do dia 24/09 (quinta-feira)
?
?
????[AGENDA DA GREVE] Confira algumas atividades desta semana
24/09 – Ato dos docentes federais em Brasília
25/09 – Palestra com o Prof. Valdemar Sguissardi “A expansão do ensino superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil?”. Auditório Rachel de Queiroz (9 horas)
25/09 – Cine Ciborgue – PIBID Educação em Direitos Humanos: Gênero e Sexualidade na Escola. Exibição do filme Milk a partir das 14 horas, na Casa Amarela Eusélio Oliveira.
??
PARA ENVIAR INFORMAÇÕES, ESCREVA PARA A COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMANDO DE GREVE: ccm.greve2015@adufc.org.br
?PARA CADASTRAR ATIVIDADES DE GREVE, ESCREVA PARA A COMISSÃO DE ÉTICA DO COMANDO DE GREVE: comissaoetica@adufc.org.br