loading...
Sponser

Pela suspensão do semestre na UFC para inclusão de todos e todas

A ADUFC-Sindicato reitera a necessidade da suspensão do semestre universitário para que possamos elaborar, com o cuidado necessário, um plano de retorno às atividades da universidade que seja democrático e inclusivo – em que nenhum estudante, docente ou servidor técnico-administrativo seja posto em situação de risco, desvantagem ou desconforto.

São muitas as pautas que precisam ser debatidas neste plano. Primeiro, é preciso levar em consideração que as pesquisas sobre atividades remotas feitas pelas coordenações de curso possuem um painel mais próximo da realidade dos estudantes, assim como são urgentes a ampliação e a prorrogação dos auxílios emergenciais estudantis.

O plano deve contemplar o compromisso com o fornecimento de condições laborais adequadas aos docentes que requisitarem. É necessária a contratação imediata dos aprovados em concursos para vagas de professores efetivos e substitutos, além da contratação de professores temporários para atuarem durante a situação de emergência de saúde pública.

O retorno presencial deve ser feito apenas quando o cenário da pandemia favorecer. E, ainda assim, precisa levar em consideração a garantia de que docentes com mais de 60 anos ou com comorbidades não sejam obrigados a ministrar aulas, caso eles se considerem impossibilitados, além de garantir a execução de um plano de segurança sanitária.

Por fim, acreditamos que nenhuma decisão sobre nova configuração do ensino na UFC, mesmo que emergencial, deva ser implementada sem discussão e aprovação do CEPE e do CONSUNI.

A Universidade é e sempre deve ser um instrumento de inclusão e mudança social para todos, garantindo não somente a qualidade do seu ensino, mas o acesso a todos e todas. Como diria Paulo Freire, o objetivo da educação inclusiva não é tornar todos iguais – com a mera distribuição de um chip ou equipamentos eletrônicos –, e sim respeitar e valorizar as diferenças de cada um para construção do ensino democrático.

Defender a educação pública gratuita, de qualidade e acessível a todos/as é um dever de cada cidadão. Assine este abaixo-assinado e ajude-nos a construir uma UFC inclusiva, igualitária e acessível.

 

(*) Acesse o abaixo-assinado CLICANDO AQUI.

(**) Leia nosso Manifesto sobre o Retorno das aulas na UFC em tempos de pandemia neste link.