O Conselho de Representantes da ADUFC aprovou, na noite da última terça-feira (6), a abertura do processo eleitoral para as vagas remanescentes do colegiado, bem como a Comissão Eleitoral que vai acompanhar essas eleições suplementares. Também foi definido na reunião o calendário de mobilização para debater a conclusão do processo de filiação ao ANDES-Sindicato Nacional, que passa pela aprovação do regimento interno da seção sindical. Essa etapa final é necessária para garantir a legalidade do processo e, conforme ressaltou a Diretoria, corrigir algumas inconsistências do atual Estatuto do Sindicato.
O documento será submetido a votação em Assembleia Geral da categoria no fim de agosto. Antes disso, conforme aprovado pelo Conselho de Representantes, haverá uma série de atividades para debater o texto e tirar dúvidas: live no dia 19 de junho, plenária aberta a todos/as os/as sindicalizados/as em 4 de julho, nova reunião do CR no dia 11/7 e produção de material digital e impresso com detalhes sobre o documento (cards, vídeos, matérias jornalísticas etc), sempre garantindo a acessibilidade do conteúdo. O texto final a ser votado na Assembleia Geral de agosto será apreciado antes pelo Conselho de Representantes, a quem caberá recomendar ou não a sua aprovação.
A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, reforçou que o novo regimento assegura a autonomia sindical à ADUFC e mantém sua estrutura interna com Diretoria, Assembleia Geral, Conselho de Representantes e Conselho Fiscal. A docente lembrou que o retorno ao Sindicato Nacional foi amplamente debatido pela base da ADUFC nos últimos anos. Em plebiscito online realizado nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020, 438 docentes, de um total de 740, votaram favoravelmente à pergunta que indagava se a ADUFC deveria se tornar seção sindical do ANDES-SN. No dia seguinte (17), Assembleia Geral convocada pela ADUFC chancelou a decisão. A mais recente etapa foi concluída na AG do último dia 30 de março, com a aprovação estatutária do Sindicato, dando seguimento ao processo.
Em relação às eleições suplementares para o Conselho de Representantes da ADUFC, foi aprovada a composição da Comissão Eleitoral: Prof. Bruno Rocha (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular/UFC), Prof. Claudicélio Rodrigues (Departamento de Literatura/UFC), Prof. Francisco Casimiro (Departamento de Economia Agrícola/UFC) e Profª. Kamila Bossato (Curso de Jornalismo da UFC). O colegiado vai mapear as vagas remanescentes do CR e divulgar o edital do pleito até o dia 16 de junho, com eleições previstas para o início de julho.
Outro tema pautado na reunião de ontem (6) foi a composição dos grupos de trabalho da ADUFC. A secretária-geral do Sindicato, Profª. Maria Inês Escobar, que compôs o GT de Políticas de Classe e Étnico-Raciais no último biênio, ressaltou o importante trabalho realizado pelos grupos, com promoção de atividades e debates sobre temáticas diversas. Também reforçou o convite para que os/as colegas se somem e fortaleçam a construção desses espaços. Na reunião, alguns docentes já manifestaram interesse em compor os grupos, mas ficou acordado que o tema será pautado novamente após as eleições das vagas remanescentes do colegiado, quando o CR estiver em sua composição completa.
INFORMES – No início da reunião, a Profª. Irenísia Oliveira deu alguns informes sobre a luta sindical, entre eles a reunião do setor das Ifes do ANDES-SN, da qual participou em Brasília, no último fim de semana, juntamente com a diretora de Relações Intersindicais da ADUFC, Profª. Sônia Pereira. No encontro, docentes de seções sindicais de todo o país debateram e deliberaram a Agenda de Lutas da categoria, com foco no enfrentamento ao novo arcabouço fiscal, na Campanha Salarial 2024 e no fim da lista tríplice para reitor.