Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DEMOCRACIA NA UFC – Consulta para reitor ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril em votação online; veja o calendário

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou, na última quarta-feira (22), o calendário para a consulta de reitor da instituição. A votação ocorrerá, de forma virtual, nos dias 25 e 26 de abril, e a data para inscrição das chapas será em 3 de abril. Também ficou marcada para 28 de abril a reunião do Consuni para elaboração da lista tríplice, a ser enviada para a Presidência da República.

O método de escolha de reitor e vice-reitor nas universidades federais ainda merece ser aprimorado para que se garanta a democracia de fato. Isso porque desde 1968 a legislação determina que reitores sejam escolhidos pelo presidente da República entre nomes indicados pelas próprias instituições. Em lei sancionada por Fernando Henrique Cardoso em 1995, definiu-se que esses nomes constariam de uma lista tríplice. Nas últimas duas décadas, havia prevalecido o respeito à escolha da comunidade universitária. Entretanto, com o governo de Jair Bolsonaro, ele optou por desacatar a decisão soberana da maioria, nomeando candidatos menos votados e impondo interventores nas universidades, alguns que nem sequer estavam na lista tríplice. A UFC está entre as mais de 20 universidades que passaram por intervenção federal no último quadriênio, com a nomeação de um reitor que obteve apenas 4,6% dos votos. Outra limitação da consulta é o fato de ela não ser paritária, uma luta da ADUFC e do movimento estudantil.

A reunião do Consuni foi convocada pelo interventor com apenas 24 horas de antecedência, em mais uma tentativa de reduzir a participação no processo eleitoral. Depois de quatro anos de ataques à democracia e à soberania das escolhas da comunidade universitária, a UFC vivencia agora, já em um novo governo federal, a chance de construir um processo mais democrático, com a garantia de nomeação do reitor efetivamente escolhido e legitimado por estudantes, servidores técnicos e docentes. Apesar das tentativas de atropelamento do processo eleitoral por parte da reitoria, este é o momento de convocar toda a comunidade da UFC a participar do processo eleitoral e permanecer na luta por democracia dentro e fora da universidade.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]