Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – ADUFC lamenta partida do Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da UFC (1946-2023)

(Foto: Arquivo Pessoal)

É com profundo pesar que a ADUFC-Sindicato lamenta a morte, na manhã desta sexta-feira (13/1), do ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Roberto Cláudio Frota Bezerra, aos 76 anos. Ele era professor aposentado do departamento de Estatística e Matemática Aplicada da instituição e integrava o quadro de associados deste sindicato. Engenheiro agrônomo por formação, ele também ocupou, por duas vezes, o cargo de presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

O Prof. Roberto Cláudio comandou a UFC entre os anos de 1995 e 2003, tendo completado dois mandatos como reitor da Universidade Federal do Ceará. Ainda na instituição, o docente também foi pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis (1983/1987) e pró-reitor de Planejamento (1987-1991). Exerceu também o cargo de assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Seu pai, Prisco Bezerra, foi igualmente professor da UFC, que o homenageou (in memoriam) em 2013, dando seu nome ao Campus do Pici, em Fortaleza.

O ex-reitor era especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Nos Estados Unidos, foi professor e pesquisador visitante na área de Estatística Computacional. Em parceria com o jornalista Ítalo Gurgel, o ex-reitor lançou, em 2017, o livro “Minha Universidade, minha história” – a obra narra as mais de três décadas em que esteve na UFC e reúne vasta documentação e a memória de toda uma existência ligada à universidade.

Roberto Cláudio foi também consultor do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), membro do Conselho Assessor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca, Espanha (2000/2003); e membro da missão do governo brasileiro na Inglaterra e em Portugal sobre a avaliação e financiamento de Universidade Inglesa e Portuguesa (1996).

Neste momento de dor imensurável, a ADUFC oferece solidariedade e um abraço de conforto à família, aos/às colegas e aos/às amigos/as e ex-alunos/as de Roberto Cláudio Frota Bezerra. Em especial, à viúva Maria das Graças Rodrigues Bezerra (ex-servidora da UFC) e seus filhos: Prisco Bezerra, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (ex-prefeito de Fortaleza e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará), Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

O velório será realizado neste sábado (14/1), das 8h às 16h,  no Salão Nobre da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2.853 – Benfica), em Fortaleza. A missa de corpo presente ocorrerá no mesmo local, a partir das 14h30min. O local do sepultamento será confirmado em breve pela família.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]