Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

FÉRIAS COM ARTE E CULTURA – “Caldeirão” promove oficinas preparatórias para o Carnaval 2023; parceria com Maracatu Solar também continua

Abrindo a programação cultural de férias da ADUFC, o Caldeirão, grupo permanente de percussão do sindicato formado em maio passado, promoverá, a partir deste sábado (14/1), oficinas preparatórias para o Carnaval 2023. Os encontros propõem uma mescla entre formações e vivências, com a confecção do estandarte do grupo, oficinas de agbê e de manutenção de instrumentos, e também conversa sobre a história do Maracatu Cearense e do Carnaval.

Além de Levi Magalhães, facilitador do grupo, brincante do Maracatu e mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes da UFC, convidados e convidadas também se somarão às atividades: Brayner Feijó, poeta, compositor, luthier, artesão e ritmista do Maracatu Cearense; Calé Alencar, cantor, compositor, produtor musical e idealizador do Maracatu Nação Fortaleza; e Jamili Craveiro, artesã, batuqueira, arte-educadora e oficineira.

A programação é aberta a todos e todas e ocorrerá todos os sábados pela manhã, das 8h às 12h, a partir de amanhã (14/1) até o Carnaval. 

O Caldeirão da ADUFC tem como essência a cultura popular, a pluralidade e a coletividade, percorrendo, com o batuque e a dança, os ritmos indígenas e afro-brasileiros como o maracatu cearense, maracatu de baque virado, maracatu rural, ciranda, bumba meu boi, roda de coco, samba-reggae, funk, dentre outros. O grupo está aberto permanentemente para novos/as brincantes, docentes ou não. Os ensaios ocorrem todas as quintas-feiras, de 19h às 21h, e, neste mês que antecede o Carnaval, serão percorridos, em especial, os maracatus de baque virado.

Para conhecer mais sobre o Caldeirão e suas atividades, basta chegar à sede da ADUFC-Fortaleza às quintas-feiras. Se desejar participar de forma permanente do grupo, é necessário preencher formulário online disponível em: https://bit.ly/InscricaoCaldeiraoADUFC

Além da programação do Caldeirão, os sábados da ADUFC receberão os tradicionais ensaios abertos do Maracatu Solar na sede Fortaleza, recheados de rodas de conversas e apresentações musicais. A cada ano, o Maracatu Solar desenvolve suas atividades chamando a atenção para uma temática vinculada a um/a orixá e, em 2023, o orixá escolhido é Oxumarê, trazendo para as discussões e processos criativos a ideia de mudança, que coincide com a atmosfera vivenciada pelo Brasil. 

A loa “Solar com Oxumarê – Pra continuar mudando a maré”, música que embala o desfile do Maracatu na avenida, também incorpora essa orientação. As atividades, que contam com o apoio da ADUFC-Sindicato, são gratuitas e abertas ao público, começando neste sábado (14/1), às 18h, e seguindo por todos os sábados até o Carnaval. 


SERVIÇO

Oficinas do Caldeirão da ADUFC
Sábados (14 e 21 de janeiro, 4, 11 e 18 de fevereiro)
Das 8h às 12h
Sede da ADUFC em Fortaleza
(Av. da Universidade, 2.346 – Benfica)

Ensaios do Caldeirão da ADUFC
Todas as quintas-feiras
Das 19h às 21h
Sede da ADUFC em Fortaleza
(Av. da Universidade, 2.346 – Benfica)

Ensaios abertos do Maracatu Solar
Sábados (14 e 21 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro)
A partir das 18h
Sede da ADUFC em Fortaleza
(Av. da Universidade, 2.346 – Benfica)

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]