Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DEBATES DO POVO – Autonomia universitária e recomposição do orçamento da IFES são destacadas por Prof. Idevaldo Bodião (UFC)

Programa Debates do POVO foi ao ar no último dia 6 de janeiro e discutiu os desafios da nova gestão do MEC
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Os desafios e quais as prioridades do Ministério da Educação (MEC) a partir de agora foram o tema principal do Debates do POVO da última sexta-feira (6/1). Com o ex-governador do Ceará, Camilo Santana, à frente da pasta, os debatedores também discutiram quais são/deveriam ser, do ponto de vista do ensino superior, as pautas mais importantes. O programa, apresentado pelo jornalista Marcos Tardin, foi transmitido ao vivo, via Rádio O POVO/CBN e O POVO Online no YouTube, onde ainda pode ser acessado, na íntegra

“A questão orçamentária vai afetar todo o governo Lula, já que o orçamento deixado por Bolsonaro não dará conta do funcionamento da máquina”, destacou o Prof. Idevaldo Bodião, aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) e membro do Comitê Ceará da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Convidado como um dos debatedores do programa, ele apontou entre o que classificou como “urgências urgentíssimas” a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino superior. “No começo de dezembro, universidades e institutos federais de educação estavam sem recursos para pagar rubricas elementares cotidianas”, lembrou o docente.

Na avaliação de Idevaldo Bodião, também é necessário formular uma proposição clara do que ele chamou de “complemento” da autonomia universitária. “Garantindo um mecanismo claro, transparente e conhecido de nomeação dos reitores, um problema que tivemos em gestão anterior”, exemplificou. O educador também fez referências a falas do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula na primeira reunião com seus 37 ministros e apontou como prioridades a garantia de verbas necessárias à ampliação das pesquisas também para “exportar conhecimento”.

Financiamento da educação básica, retomada de obras paradas, recursos empenhados e, em caráter de urgência, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram destacados pelo professor Bodião como temas importantes a serem pautados pelo MEC. Ele apontou que os livros didáticos que deveriam ser entregues para o ano de 2023 não terminaram nem seu processo de licitação, compra e entrega. 

Idevaldo Bodião destacou, ainda, pontos como atenção específica ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE), “que nunca foi regulamentado”. Além do docente, também participaram como debatedores desta edição Matheus Leitão de Oliveira, diretor Escolar e 1º Secretário da Diretoria Executiva do Sindicato das Escolas da Livre Iniciativa (Sinepe); e Alfredo Freitas, especialista em educação e tecnologia.

(*) O programa Debates do POVO do dia 6 de janeiro de 2023 pode ser acessado, na íntegra, no canal do O POVO Online no YouTube

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]