Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA – Futuro das universidades federais e papel da ANDIFES pautam conferência no Centro de Ciências da UFC no dia 13/12

O auditório do Centro de Ciências da UFC, no campus do Pici em Fortaleza, será palco de um encontro, na próxima terça-feira (13/12), que retoma as discussões sobre o futuro das universidades com a iminência da mudança de governo no âmbito federal. Na ocasião, será ministrada uma conferência com Gustavo Balduino, secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O evento terá início às 9 horas, com o tema “O papel da ANDIFES e o futuro das universidades federais”. 

A atividade se insere no contexto do Projeto “Observatório de Transição Democrática”, realizado em parceria entre três entidades: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), além da própria da ANDIFES. 

“Nada será imediato, mas 2023 pode marcar o início de um novo ciclo, momento propício para retomadas e avanços na educação brasileira, condição para o desenvolvimento socioeconômico do País”, escreveu Gustavo Balduino, na última terça-feira (6/12), em artigo sobre o tema. O secretário executivo da ANDIFES referiu-se ao ano que se avizinha como um tempo “em que devemos privilegiar diálogos para que projetos estruturais para a Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura avancem e se consolidem como política de Estado”.

Balduino defende um programa plurianual de expansão e qualidade do sistema de universidades federais, implementados por meio de planos de desenvolvimento firmados entre cada instituição e o Ministério da Educação (MEC). Para ele, funcionaria como instrumento de governança, eficiência e transparência. “Acredito que as universidades federais estejam prontas para participar de um projeto de desenvolvimento nacional”, pontuou.

Ao defender o programa, o secretário destacou que a ideia é dar mais centralidade a “políticas de inclusão, assistência e permanência, novas modalidades de ensino, incentivo e fomento à oferta de pós-graduação, recuperação de infraestrutura física e um robusto programa de tecnologias da informação e comunicação e conectividade” – como evidencia em seu texto. Gustavo Balduino vem a Fortaleza a convite da coordenação geral da SBPC, em conferência que será aberta ao público.

SERVIÇO:
Conferência “O papel da ANDIFES e o futuro das universidades federais”
Convidado: Gustavo Balduino – secretário executivo da ANDIFES
Onde: Auditório do Centro de Ciências da UFC – campus do Pici (Fortaleza-CE)
Quando: dia 13 de dezembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 9h
(evento aberto ao público)

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]