Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CULTURA NO CARIRI – Diferentes linguagens integram programação gratuita do 2º Festival Ucáriri; ADUFC é uma das entidades apoiadoras

Abrangendo diversos fazeres artísticos em um encontro afetivo em diferentes linguagens produzidas pelo e para o povo que vive no Cariri cearense, começa hoje (4/11) a segunda edição do Festival Ucáriri – um ser(tão) de utopias. O evento vai promover atividades que envolvem artesanato, literatura, música, performance, artes visuais, audiovisual, artes cênicas, oficinas, moda, dança, entre outros. Com programação gratuita e apoio cultural de diversas entidades, entre elas a ADUFC-Sindicato, o festival segue até o próximo domingo (13/11).

Entre os destaques da programação, moda, democracia e política serão evidenciadas no dia 9/11, com a performance Monstros e a mesa-redonda realizada na sequência, às 19h, no campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte. Muitas das atividades também ocorrerão na cidade do Crato. A performance Monstros nasceu como resultado de uma oficina dada pelo artista performer Alexandre Lucas, que questionou, como forma de tensionar o processo criativo, quais os monstros que carregamos diariamente – e qual o peso deles na nossa vida, o quanto esse peso nos deforma e nos impossibilita o andar tranquilo e a visão ampla.

Performance Monstros é um dos destaques da vasta programação do festival (Foto: Divulgação)

A performance consiste em uma caminhada – protagonizada pela artista Jordlyane de Almeida Dias – pelas ruas dos bairros portando um grande emaranhado de cabeças de boneca, impossibilitando ver quem as carrega. O monstro é passivo e apenas observa os olhares e os comportamentos direcionados para si, sem respostas e sem avisos.

Na sequência, segue o debate Moda Política, mediado pela Profª. Juliana Loss, do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA/UFCA). “A mesa-redonda buscará debater as relações entre política, democracia e moda na contemporaneidade e o papel da universidade na formação de profissionais atuantes localmente; de modo crítico e socialmente responsável”, explica a docente. A atividade será realizada no auditório da ADUFC-Cariri e também terá a participação de outra docente do IISCA, a Profª. Adriana Botelho.

Toda a programação do festival é gratuita. A organização, contudo, sugere a doação de 2kg de alimentos não perecíveis que serão direcionados ao projeto Mesa Brasil Sesc.

(*) Saiba mais sobre o festival no site do Festival Ucáriri

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]