loading...
Sponser

CINE BENFICA – ADUFC, SINDUECE e Regional NE-I do ANDES-SN promovem sessão seguida de debate do filme “A Mulher Rei” neste sábado (22/10)

Ainda como parte das comemorações pelo Dia das Professoras e dos Professores, a ADUFC-Sindicato, em parceria com a Regional Nordeste I do ANDES-SN e com o SINDUECE, promove, neste sábado (22/10), às 9h, sessão especial do filme “A Mulher Rei” para professores e professoras sindicalizados/as. Após a exibição, Bruno de Castro, jornalista, mestre em comunicação e integrante do portal Ceará Criolo, e Nádia Amaro, professora da UECE e integrante do Movimento Negro Unificado, debaterão o longa.

Os/as professores que desejarem participar da sessão precisam enviar e-mail para a secretaria da ADUFC (secretaria@adufc.org.br) manifestando seu interesse até as 17h desta sexta-feira (21/10). As entradas dão direito a ingresso com um/a acompanhante por docente, além de pipoca e guaraná.

O filme, dirigido por Gina Prince-Bythewood, conta a história de mulheres guerreiras do Daomé que lutavam contra a colonização, auxiliando na necessária escrita da história a contrapelo, ao evidenciar as resistências contra a opressão e a mercantilização da vida. Vidas negras em geral esquecidas pela história oficial, que agora ganham evidência em um filme com ampla repercussão. A personagem principal é a General Nanisca, interpretada por Viola Davis, atriz vencedora do Oscar. Neste momento de ameaças tão expressivas à democracia e aos direitos sociais, a sessão especial é um convite para nos inspirarmos nas lutas que, ao longo da história, foram travadas pelas que vieram antes de nós.