Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

SEMANA DO/A PROFESSOR/A – Atividades culturais e corporais para docentes e crianças integram programação da 6ª Ciranda Paulo Freire e da ADUFC

Ainda dentro das comemorações da Semana da Professora e do Professor, a ADUFC se integrou à programação da 6ª Ciranda da Criança Paulo Freire, promovida por algumas instituições e entidades junto com a UNILAB. Nos dias 10 e 11 de outubro, o campus Palmares, em Acarape, foi palco de saraus e  oficinas com temáticas diversas – como aquarela, grafite e cantos populares, entre outros. Já em Fortaleza, a Ciranda da Criança Paulo Freire ocorrerá neste sábado (15/10), no Parque do Cocó (Adahil Barreto).

Na capital cearense, das 8h ao meio-dia, cerca de 15 atividades serão distribuídas em três espaços diferentes – “Corporalidades”, “Intercultural” e “Entre Linhas, Prosa e Poesia”. Estão programadas vivências de yoga, esportes e jogos interativos, além de contação de histórias e oficinas das mais diversas (desenho, grafite, escultura em papel alumínio etc). O projeto chega à sexta edição em 2022.

No mês dedicado ao Dia das Crianças e Dia do/a Professor/a, esta edição da Ciranda Paulo Freire também tem envolvido a ADUFC, com atividades culturais, artísticas e corporais, voltadas ao público infantil, a discentes, docentes e comunidade. Este ano, o evento inspira-se nos 100 anos do educador Paulo Freire e as 100 linguagens de crianças.

“Paulo Freire já nos ensinava que a curiosidade é que move o mundo. E isso move também professores e crianças”, lembra a Profª. Jeannette Filomeno, do Instituto de Humanidades da UNILAB e uma das organizadoras do evento. Ela explica que a programação também foi pensada levando em consideração o despertar da importância das múltiplas linguagens, principalmente para as crianças e após o período mais crítico da pandemia. “Pensamos esses espaços buscando esse encontro com as múltiplas linguagens, com a arte que permeia a vida e que dá sentido a ela”, defende a docente.

Aniversário da Casa Encantada

Como parte da programação da 6ª Ciranda Paulo Freire e da ADUFC, também está sendo celebrado o quinto aniversário da Casa Encantada – projeto realizado em parceria com a UNILAB e o Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (Ciadi), com apoio da prefeitura municipal de Redenção-CE. Ainda há programação nos dias 19, 22 e 26 de outubro.

(*) Com informações da UNILAB

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]