Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

SEMANA DO/A PROFESSOR/A – Docentes celebram com programação em Fortaleza e interior; retirada de brindes segue na ADUFC até dia 14/10

Sete festas e diversas atividades, em Fortaleza e interior, integram a programação das comemorações da Semana da Professora e do Professor da ADUFC, neste mês de outubro. Foram confirmadas festas em Acarape (10/10), Juazeiro do Norte (11/10), Russas (13/10) e Fortaleza (14/10), além de Sobral, Crateús e Quixadá – todas no dia 19/10. Para a festa na capital, os convites devem ser reservados antecipadamente por formulário disponibilizado pela ADUFC (clique aqui) ou de forma presencial na sede. A entrada é aberta a todos os docentes sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB, com direito a um acompanhante por pessoa.

Essa é mais uma oportunidade para promovermos encontros, após dois anos de atuação predominantemente remota, e fortalecermos o nosso sindicato neste cenário em que a atuação sindical é atacada pelo governo federal e dentro da própria UFC. Também é um momento de unificar esforços da educação em defesa da democracia. 

A sede da ADUFC em Fortaleza será palco para três atrações musicais na festa das professoras e dos professores, que ocorrerá no dia 14 (sexta-feira), a partir das 18h30. Na ocasião, vão se apresentar os grupos Academia (Fortaleza) e Integrassamba (Redenção/Unilab). O grupo Tresillo, formado por duas docentes da UFC e outro da UERN, também compõe a programação musical do evento.

O repertório do grupo Tresillo é composto por canções de matriz africana, travando um diálogo com a cultura indígena. “Somos da educação e da arte ao mesmo tempo. Temos esse trabalho de valorização e inspiração na resistência das culturas afro-indígenas e sertanejas do nosso Nordeste e temos trabalhado desde 2019 esses repertórios com o intuito de manter acesa a chama dessas culturas combativas”, diz a professora Maria Juliana Linhares (ICA/UFC), uma das integrantes do grupo. 

A docente lembra a importância da celebração aos professores e professoras num momento histórico. “É um momento político extremamente delicado e faz com que a gente tenha vontade de se agregar na luta dos docentes que somos. E também contribuir, mostrando a cara da cultura que se move em busca de um Brasil melhor, de um projeto de país, onde o povo realmente esteja no centro das buscas do governo, o que não está acontecendo”, destaca Maria Juliana.

Está confirmada na sede Cariri a festa com o Grupo Quinteto, de Juazeiro do Norte. Mais detalhes da programação no interior serão divulgados ao longo da semana, no site e mídias sociais da ADUFC.

ADUFC na Ciranda Paulo Freire 

Ainda dentro das comemorações da Semana da Professora e do Professor, a ADUFC se integrou à programação da 6ª Ciranda da Criança Paulo Freire, promovida por algumas instituições e entidades junto com a Unilab. Nos dias 10 e 11 de outubro, o campus Palmares, em Acarape, será palco de saraus e  oficinas com temáticas diversas – como aquarela, grafite e cantos populares, entre outros. A programação de ambos os dias será de 18h30 às 21h. Já em Fortaleza, a Ciranda da Criança Paulo Freire ocorrerá no Parque do Cocó (Adahil Barreto) no sábado (15/10). Das 8h ao meio-dia, cerca de 15 atividades serão distribuídas em três espaços diferentes – “Corporalidades”, “Intercultural” e “Entre Linhas, Prosa e Poesia”. O projeto chega à sexta edição. 


SERVIÇO:
Retirada dos brindes do Dia da Professora e do Professor
Local:
Sedes da ADUFC Fortaleza (Av. da Universidade 2.346 – Benfica); no Cariri (Avenida Tenente Raimundo Rocha, 2.100 – Cidade Universitária); e em Sobral (Rua Anahid Andrade 359 – Centro)
Datas: 4 a 7 e 10 a 14 de outubro
Horários: Fortaleza: 8h às 12h e 14h às 18h; Cariri: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h; Sobral: 7h às 11h e 13h às 17h
Informações: (85) 3066.1818 – procurar Angélica da Silva (ativos/as) ou Regina Magalhães (aposentados/as); Cariri: (85) 9 9662.7006 – procurar Carolina Matos; Sobral: (85) 9 9662.7073 – procurar Augusto Alves

(*) Os brindes que não forem retirados na sede da ADUFC serão enviados aos domicílios dos/das associados/as.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]