loading...
Sponser

ADUFC APOIA – Observatório de Políticas Públicas da UFC realiza ciclo de encontros com candidatos a governo do Ceará

O Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (OPP/UFC) inicia, na próxima terça-feira (13/9), o ciclo de encontros “Propostas para o Ceará: diálogos com os candidatos ao governo do estado em 2022”, com o apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC). A primeira atividade contará com a participação dos candidatos Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP), a partir das 19h, de forma remota. A transmissão será feita pelo canal do OPP/UFC no YouTube, com interpretação também em Libras.

A comissão organizadora informa que foram enviados convites a todos os candidatos e que, considerando a proximidade das eleições e as agendas dos pleiteantes, decidiu-se realizar uma rodada de apresentações. Segundo o coordenador do OPP/UFC, Prof. Fernando Pires, não serão debates entre os candidatos, e sim exposição de suas propostas e considerações. A previsão é de 30 minutos para cada pleiteante, seguida de discussão a partir de perguntas enviadas pelo público durante a transmissão.

O primeiro encontro terá mediação do próprio coordenador do OPP, que também é economista e professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) em cursos de graduação e pós; com participação, como cerimonialista, do estudante Roberto Lima, aluno de Economia Ecológica da UFC e bolsista do OPP. As datas dos próximos encontros do ciclo serão divulgadas em breve pelo OPP, que é um programa de Extensão da UFC.

O Prof. Fernando Pires pontua a importância de o evento pautar discussões acerca dos problemas e vulnerabilidades do estado. “Acreditamos que as considerações sobre os problemas que mais afligem o Ceará e as principais políticas para superá-los ou minimizá-los, bem como as estratégias a serem implementadas, certamente possibilitarão a todos nós, cidadãos e eleitores, elementos para uma escolha mais consistente do futuro gestor do estado”, diz o coordenador do OPP.

A programação foi elaborada a partir da disponibilidade dos candidatos segundo as datas que foram a eles propostas. Assim, a comissão organizadora esclarece que a composição de cada evento obedece à exclusiva indicação da data por parte do candidato, “não ocorrendo, portanto, qualquer intencionalidade ou preferência pessoal, ideológica ou partidária por parte da organização desses encontros”.

Sistemática de diálogo com os candidatos:

– Cada candidato terá até 30 minutos para exposição inicial individual. Na sequência, serão selecionadas questões do público, por ordem de postagem na barra de comentários durante a transmissão (YouTube) – já que virtualmente não há possibilidade de realizar sorteio dentre elas;

– Para as perguntas: a pessoa/internauta deve indicar seu nome, instituição e colocar apenas uma pergunta direcionada a determinado candidato ou a ambos. Postagem com mais de uma pergunta ou que manifeste desonra e/ou desrespeito ao candidato não será considerada;

– A previsão é de 3 (três) blocos, com 5 (cinco) perguntas cada;

– Ao todo, serão 15 (quinze) perguntas contempladas, de forma a possibilitar o equilíbrio (proporcionalidade) aos candidatos. As demais questões poderão ser disponibilizadas posteriormente aos comitês de campanha;

– Os candidatos terão até 10 (dez) minutos para responder cada bloco de perguntas;

  • Ao fim do encontro, cada candidato terá 5 (cinco) minutos para as considerações finais;
  • A previsão de duração do encontro é de cerca de 2h30min (duas horas e trinta minutos). 

(*) O ciclo de encontros pode ser acompanhado, em tempo real, no canal do OPP/UFC no YouTube