Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – ADUFC lamenta partida precoce da Profª. Anna Érika Ferreira Lima Meireles (1984-2022)

Após dez meses de luta contra uma leucemia linfoide aguda (LLA), faleceu nesta quarta-feira (24/8), aos 39 anos, a Profª. Anna Érika Ferreira Lima Meireles. É com profundo pesar que a ADUFC lamenta a partida precoce da docente, que foi militante incansável da luta antirracista, dos direitos ambientais, dos povos indígenas e da soberania alimentar. A geógrafa e docente fundou e coordenou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), criado com o intuito de discutir ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil.

Anna Érika era vinculada, desde 2008, ao Departamento de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). A docente concluiu Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde defendeu a Tese “A Geografia da Segurança Alimentar: um estudo sobre o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA”. Ela também era mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFC).

No IFCE, também foi professora do Curso Tecnológico de Gastronomia e Hotelaria e integrava o o Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (GPSAN-UECE) e o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), além de pertencer ao quadro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA).

Neste momento de dor imensurável, a ADUFC oferece solidariedade e um abraço de conforto à família, aos/às colegas e aos/às amigos/as e ex-alunos/as de Anna Érika, que nos presenteou em vida com sua firmeza e disposição a lutas que nos são tão preciosas e urgentes. Em especial, ao nosso colega e amigo Prof. Jeovah Meireles, esposo de Anna (Depto. de Geografia/UFC).

O velório está sendo realizado desde as 11h desta quarta-feira (24) na funerária Paz Eterna (Av. Barão de Studart, 2.780), em Fortaleza-CE, com missa de corpo presente programada para as 13h30. Na sequência, às 14h30, segue o cortejo para o cemitério Jardim do Éden (Pacatuba), onde o sepultamento ocorre às 16h.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]