Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

DEMOCRACIA AMEAÇADA – Professores da UFC, UFCA e UNILAB lançam manifesto em defesa do sistema eleitoral brasileiro

Professores das universidades federais cearenses divulgaram, na última quarta-feira (27), um manifesto que reforça a segurança do sistema eleitoral eletrônico brasileiro e defende a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente da República para enfrentar a extrema direita e restabelecer a autonomia do Estado Democrático de Direito. Na carta, as comunidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) convidam a sociedade cearense a assinarem o documento em defesa da democracia.

O texto ressalta o impacto do atual governo nas instituições federais de ensino superior. “O sistema de ensino superior, as atividades de pesquisa, extensão, os fins maiores das IFES veem-se inviabilizados por uma ação obscurantista, reacionária e degradante do seu ethos. O desrespeito às instâncias internas das universidades públicas, de sua autonomia e valores precípuos, tornou-se uma cruel rotina no país, minando o regular funcionamento da pensabilidade em seu interior”, diz o documento.

Também é reforçado por docentes, estudantes e servidores técnicos a importância da unidade de forças para enfrentar o projeto bolsonarista. “Não é o momento de dúvidas, de ambiguidade, de divisão dos trabalhadores, pois o que está em jogo é nossa sobrevivência, inclusive física. Nunca assistimos, desde o restabelecimento da democracia no Brasil, a uma situação tão preocupante”, aponta o texto. A opinião é reafirmada pela Profª. Cynara Mariano, do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das signatárias e organizadoras do manifesto. “Não é hora para neutralidade, divisão ou silêncio”, reforça.

A docente explica que a iniciativa partiu da necessidade de as universidades federais e a sociedade cearense se posicionarem a favor da democracia, levando em conta os ataques sistemáticos do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores ao sistema eleitoral brasileiro, em especial às urnas eletrônicas. “Esse é o último grande golpe de Bolsonaro, agora externado na reunião com os embaixadores. E essa reunião simbolizou a antecipação dele com relação à atitude que será adotada por ele diante do resultado eleitoral decorrente das eleições de outubro”, opina Cynara, referindo-se ao discurso golpista e conspiratório de Bolsonaro em reunião com embaixadores estrangeiros no Brasil, no último dia 18/7. 

Para a professora da Faculdade de Direito da UFC, esse último episódio acendeu um alerta de que “não são apenas palavras em vão, não é apenas força de expressão” quando Bolsonaro coloca em dúvida a segurança das urnas eletrônicas no país e da Justiça Eleitoral. “É um golpe anunciado contra a democracia brasileira e o Estado de Direito, e a comunidade acadêmica não pode ficar inerte na defesa da democracia, porque nós já ultrapassamos o tolerável do ponto de vista dos ataques que vêm sendo desferidos até então por Bolsonaro”, avalia.

A carta ainda explica por que se posicionar a favor da candidatura de Lula é necessário neste momento. “O apoio à candidatura de Lula, face à sua capacidade de síntese da resistência democrática e popular, faz-se inadiável e imprescindível. Agregar o campo dos movimentos sociais, da energia viva do povo brasileiro e de suas organizações é a tarefa posta para impor uma derrota à extrema direita nativa e recuperar o espaço contraditório do Estado Democrático de Direito, do acatamento aos direitos fundamentais e da tutela a todos aqueles que se encontram sob risco pelas ações do terrorismo de estado implantado no Brasil”, resume o texto.

Leia e assine o manifesto em defesa da democracia 

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]