Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ARTIGO DE OPINIÃO – Um ano de incidência da Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19

(Ilustração: Brunna Mancuso para CNN-Brasil)

Um ano de incidência da AOCA (Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19), que começou a ser construída em julho de 2021. Um ano de ações ininterruptas para manter essa pauta  – humanitária, política e técnica no campo da visibilização, para que mais e mais pessoas e entidades da sociedade civil conheçam sua complexidade, delicadeza, urgência e  gravidade, e possam se comprometer, juntar-se ao clamor democrático que temos entoado, para que cerca de 225 mil crianças e adolescentes no Brasil; de 8 a 10 mil no Ceará; e de 3 mil crianças em Fortaleza; recebam a prioridade absoluta, no trato público e nos orçamentos públicos, assegurada pela legislação brasileira e pelos princípios ético-políticos de ações humanitárias.

Um ano que a AOCA, que congrega mais de 210 coletivos e mais de 750 pessoas, indaga ao Governo do Estado e à Prefeitura de Fortaleza: quem são, quantos são, onde estão, como estão (sobre)vivendo e quem está cuidando – ou não – de crianças e adolescentes que estão em orfandade por Covid-19?

Dois anos e quatro meses que eles vivenciam a difícil condição de orfandade por Covid-19. Uma geração comprometida, enfrentando a delicada experiência do luto, do sofrimento psíquico e o desamparo da orfandade. Dois anos e quatro meses que esses sujeitos sociais têm vivenciado o impedimento do usufruto de direitos básicos, como matrícula escolar e calendário de vacinação, por não terem responsáveis legais.

Dois anos e quatro meses que o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza ainda não implementaram e/ou ampliaram políticas públicas, que atendam com dignidade o universo dessas crianças e adolescentes.

Por tudo isso, a AOCA continuará a incidir, junto aos Poderes Públicos da Capital e do Estado do Ceará, para que, como é seu dever legal e humanitário, através de políticas públicas voltadas para essas crianças e adolescentes. E continuamos a indagar, com perplexidade: o que faz com que a governadora Izolda e o prefeito Sarto se recusem a receber cidadãs/ãos e coletivos articulados em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em condição de orfandade por Covid-19?

Profª. Ângela Pinheiro (UFC), integrante da AOCA e do NUCEPEC

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]