NOTA – Assembleia Geral da ADUFC repudia assédio sexual praticado pelo ex-presidente da Caixa Econômica Federal

O caráter machista e misógino do governo federal vem sendo atestado nas mais diferentes esferas e instituições. Situações de desqualificação das mulheres, seja no mercado de trabalho ou fora dele, são constantes e inaceitáveis, além de contribuírem para a criminalização daquelas que, de fato, são vitimadas pela violência física e simbólica. Causa-nos revolta e indignação a cumplicidade entre os homens/machistas que compõem os grupos de poder bem próximos da Presidência da República, além do próprio comportamento reprovável de Jair Bolsonaro em relação às mulheres.

Conclamamos a todas, todos e todes para enfrentar a infame covardia praticada pelo agora ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, bem como outros executivos do banco, contra mulheres profissionais concursadas e de competências comprovadas, vítimas de assédio sexual durante o exercício de suas funções do trabalho em seus respectivos cargos. Mulheres que, apesar do medo e dos traumas, romperam o silêncio e denunciaram Pedro Guimarães. Impossível ficarmos de braços cruzados diante de tão fortes relatos de abusos contra essas mulheres, em especial as que trabalharam diretamente ligadas ao gabinete do então presidente da Caixa. Elas foram abusadas por ele em muitas e diferentes ocasiões, sempre no exercício de compromissos de trabalho. Relatam abordagens totalmente inadequadas, toques íntimos não autorizados e convites inapropriados. Convites que, ao serem recusados, levaram as servidoras públicas da instituição a sofrerem retaliações por parte de Pedro Duarte Guimarães.

Repudiamos veementemente o assédio sexual sofrido pelas mulheres trabalhadoras próximas ao gabinete do então presidente da Caixa e exigimos investigação e punição de Pedro Duarte e de outros executivos envolvidos. Uma sociedade só será justa e democrática com respeito e igualdade de direitos, e é isso que queremos para o Brasil.

Assembleia Geral da ADUFC-Sindicato
29 de junho de 2022