Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

REPRESENTAÇÃO DOCENTE – Professores são eleitos para o Consuni da UFC; luta por democracia universitária deve ser priorizada

(Foto: Jr. Panela)

Cinco representantes docentes foram eleitos, na última terça-feira (21/6), para o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC): Glícia Maria Pontes Bezerra (Dept. de Publicidade e Propaganda/ICA), Júlio Francisco Barros Neto (Dept. de Estatística e Matemática Aplicada), Max Eduardo Vizcarra Melgar (Campus Itapajé), Raimundo Nogueira da Costa Filho (Dept. de Física) e Roberto Cabral Rabêlo Filho (Curso de Sistemas de Informação/Campus Quixadá).

A ADUFC-Sindicato parabeniza os professores e ressalta a responsabilidade dos eleitos em representar a categoria na defesa de uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. Também oferece apoio aos conselheiros e conselheiras que se posicionam a favor da democracia universitária e levarão essa atuação para o Conselho. Sabemos dos desafios de ocupar uma cadeira no Consuni nestes tempos, uma vez que o próprio interventor da UFC preside o colegiado, cuja composição foi alterada artificialmente, tendo em vista a não convocação de estudantes e técnicos-administrativos, a não convocação de reuniões e a forma remota com que o Consuni segue operando, método que tem esvaziado a discussão sobre a universidade.

“As ameaças aos princípios democráticos e a situação de crise vivenciada nas universidades públicas federais brasileiras exigem de cada um de nós uma postura combativa e propositiva no sentido de defender nossas conquistas históricas e denunciar os retrocessos”, defendeu a Profª. Glícia Pontes, uma das conselheiras eleitas, ao se candidatar para a vaga. Também eleito para o conselho, o Prof. Roberto Cabral ressaltou: “sendo o Consuni o órgão deliberativo e recursal máximo da Universidade, acredito na importância de ocupar este espaço institucional, visando à defesa da democracia, dos direitos sociais e da luta pelo direito à educação e pela universidade pública”.

O Prof. Julio Barros, recém-eleito para o Consuni, reforçou, em sua candidatura, o compromisso com a “autonomia universitária, a gestão participativa, as decisões colegiadas, a democracia universitária e os princípios éticos e morais”. O docente presidiu o Conselho Fiscal da ADUFC no último biênio (2019-2021).

Com a intervenção do governo Bolsonaro instalada na UFC há três anos, a reitoria tenta silenciar a comunidade universitária nos conselhos superiores. Mais uma vez, o processo eleitoral ocorreu de forma atropelada e com prazo exíguo para todas as etapas previstas. O edital foi divulgado apenas três dias antes das inscrições para o Colégio Eleitoral. Já as candidaturas para conselheiro do magistério superior só puderam ser realizadas em um único dia.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]