Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC APOIA – Livros “O sistema literário no século XX” e “O Movimento Modernista” serão lançados no dia 30/6, na ADUFC

O Núcleo Antonio Candido de Estudos de Literatura e Sociedade, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Plebeu Gabinete de Leitura apresentam, no próximo dia 30 de junho, o lançamento de duas publicações: “O sistema literário no século XX: de Lima a Carolina” e a reedição de “O Movimento Modernista”, de Mário de Andrade. A atividade ocorre na sede da ADUFC-Sindicato em Fortaleza, a partir das 16h.

Publicado pela editora SertãoCult, “O sistema literário no século XX: de Lima a Carolina” foi organizado pelas pesquisadoras Ana Amélia de Moura Cavalcante (professora do Departamento de História da UFC), Irenísia Oliveira (vice-presidente da ADUFC e docente do Departamento de Literatura da UFC) e Kedma Janaina Freitas (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC). A apresentação do livro é feita pela Profª. Adelaide Gonçalves, do Curso de História da UFC. 

A publicação reúne diversos ensaios de autores tendo como um fio condutor a obra de Antonio Candido. “Este livro nos chega em hora necessária. Escrito com as tintas da Resistência Ativa e como um contributo às jornadas em defesa do livro livre e de nossas lutas na Universidade Pública, em nossa urgente jornada contra o obscurantismo, este propulsor do fascismo à brasileira”, escreve a Profª. Adelaide Gonçalves na apresentação. O livro também está disponível na versão e-book e pode ser baixado no site da editora SertãoCult

No mesmo dia, será lançada a reedição de “O Movimento Modernista”, que dialoga com o centenário da Semana de Arte Moderna. Publicado pela editora Baioque, o texto é uma conferência proferida em 1942 por Mário de Andrade, ocasião em que o autor de Macunaíma fez a avaliação dos 20 anos da Semana de Arte Moderna. A edição é de Lucas Assis, doutorado em História Social pela UFC e editor da Baioque Livros, com projeto gráfico e diagramação de Tarcísio Bezerra. O Prof. João Ernani Furtado Filho, do Departamento de História da UFC, assina o prefácio. O livro já pode ser adquirido virtualmente pelo site da Baioque pelo valor de R$ 25.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]