Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – ADUFC lamenta morte do Prof. Vicente Walmick Almeida Vieira, do Centro de Tecnologia da UFC (1942-2022)

A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, a morte do Prof. Vicente Walmick Almeida Vieira, no último domingo (12/6). O docente, que completaria 80 anos em agosto, foi lotado por muito tempo no Departamento de Física e depois passou a atuar no Centro de Tecnologia, de onde se aposentou em 2012. Walmick também participou da fundação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, em 2005.

O Prof. Vicente Walmick era graduado em Física pela UFC (1968), onde também desenvolveu e defendeu dissertação de mestrado na mesma área (1980). Ainda em Física, o docente concluiu sua tese de doutorado pela University of Copenhagen (1985), na Dinamarca. Sua trajetória também é marcada por militância social e enfrentamento à ditadura civil-militar do Brasil. Em 1973, aos 31 anos e então professor do Departamento de Engenharia da UFC, ele foi acusado de “subversão”, detido e encaminhado a uma unidade do Exército no município de Maranguape. Lá, foram 11 meses de prisão, tempo em que sofreu maus tratos e tortura.

A partida do Prof. Walmick é sentida por estudantes, familiares, amigos, colegas de trabalho e companheiros de militância política, que reforçam a trajetória profissional de respeito e admiração que ele construiu. Neste momento de dor, a ADUFC presta solidariedade a toda a comunidade acadêmica do Centro de Ciências e do Centro de Tecnologia da UFC em Fortaleza e estende as condolências à família e aos amigos do docente, o qual era associado a este sindicato.

O velório segue durante toda a manhã e parte da tarde desta segunda-feira (13/6), na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1.688), em Fortaleza. Às 16h, haverá missa e, na sequência, o corpo segue para cremação, sem cortejo.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]