Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC CONVIDA – Cinema da Terra exibe filme “O Roundup frente a frente com seus juízes” sábado (11), no Cine Benfica

Com a exibição do filme “O Roundup frente a frente com seus juízes”, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) inaugura, no próximo sábado (11), mais uma edição do Cinema da Terra. Organizado pela ADUFC-Sindicato e entidades parceiras, este primeiro evento ocorre no cinema do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Fortaleza), às 10h. O acesso será gratuito e aberto ao público, a partir das 9h30, por ordem de chegada, com vagas limitadas à capacidade do espaço. 

Após o filme, haverá um debate com participação de Lourdes Vicente, dirigente do MST, e dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) Roberto da Justa (do Departamento de Saúde Comunitária/FAMED e diretor de Patrimônio da ADUFC) e Franck Ribard (do Curso de História e um dos organizadores da atividade). Além da ADUFC, estão na organização da programação o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), o Cine Benfica e o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. 

A obra dirigida por De Marie-Monique Robin aborda o escândalo sanitário ligado ao glifosato (Roundup), herbicida mais vendido no mundo, e a repercussão do processo contra a multinacional Monsanto. O filme, de 90 minutos, traz entrevistados que testemunharam no Tribunal Monsanto, que ocorreu na cidade holandesa La Haye, em outubro de 2016, onde juízes e vítimas participaram do processo Roundup. De Marie-Monique Robin é autora de “O mundo segundo Monsanto”, “Nosso veneno cotidiano”, “Crescimento sagrado” e “Esquadrões da morte: a escola francesa”, dentre outros.

O Cinema da Terra reflete sobre a urgência de uma reforma agrária popular para alcançar um mundo mais justo e democrático. No dia 18 de junho, às 9h30, a programação conta, ainda, com a exibição do documentário “Chão” (de 110 minutos) no Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro). A entrada é gratuita e aberta ao público, e os ingressos podem ser retirados no local uma hora antes. 

Envolvendo dezenas de instituições de ensino superior do Brasil, a JURA está em sua nona edição e foi idealizada com o intuito de aproximar a universidade do MST. Neste ano, traz o lema “Reforma Agrária Popular e Projeto de País” e segue com atividades até julho no Ceará.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]