Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

JURA 2022 – UFCA recebe 1ª Feira da Reforma Agrária, com debate, sarau e exibição de filme; ADUFC compôs organização

(Fotos: Carlos Felipe)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) sediou, na última terça-feira (31), a 1ª Feira da Reforma Agrária, que resulta de parceria entre ADUFC-Sindicato, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e UFCA. A atividade integra a programação da nona edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), que no Ceará segue até julho. 

A feira mostrou a diversidade de alimentos produzidos pela agroecologia. Feijão, fava, farinha, goma, cajuína, mel de abelha, gergelim, alho, corante, sal, abóbora, cheiro verde, goiaba, limão, castanha de caju, livros da editora Expressão Popular, bolsas, camisas, bonés do MST e artesanatos foram alguns dos itens disponibilizados na ocasião. Além da venda de produtos, a feira contou com música ao vivo, debate, sarau poético e exibição do filme  “A Febre”. 

“Estar aqui hoje realizando a primeira feira da reforma agrária, pra gente, é uma felicidade muito grande. A nossa jornada (JURA), que já acontece há 9 anos, é fruto da articulação que a universidade tem junto com o MST e vem estabelecendo um debate sobre a Reforma Agrária Popular, sobre a alimentação saudável e uma diversidade de temas”, destacou o Prof. Tiago Coutinho, membro da coordenação geral da Feira e diretor de Atividades Científicas e Culturais da ADUFC. “Após uma pandemia, vivenciar um momento lindo como esse é muito importante, precisamos de fato celebrar nossa resistência”, pontuou.

Durante a feira, também foi lançado o livro “LGBT Sem Terra: rompendo cercas e tecendo a liberdade”, do Coletivo LGBT Sem Terra. A publicação apresenta a trajetória do coletivo nos últimos 6 anos, a partir do debate organizado em nível nacional sobre diversidade sexual e de gênero no MST. Participaram do debate Irineuda Lopes (Neidinha), integrante do coletivo; e Auris Flor, membro do DCE/UFCA e do Levante Popular da Juventude.

(*) O Brasil de Fato – Ceará também fez a cobertura do evento na última quarta-feira (1º). Leia a matéria completa no site do jornal

(**) Com informações do MST

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]