Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

AGENDA DE LUTAS – Reunião Ampliada da Educação aprova intensificar mobilização da campanha salarial; ADUFC participou

( Fotos: Mário Júnior/Imprensa SINASEFE)

O presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha, participou, no último sábado (21), da Reunião Ampliada Unificada da Educação, em Brasília, com representantes do ANDES-SN, da FASUBRA Sindical e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). A pauta central do encontro foi a campanha salarial dos servidores públicos federais, que reivindicam o reajuste de 19,99%. A atividade ocorreu no hotel San Marco, na capital federal, em formato híbrido.

O encontro encaminhou a adesão das entidades presentes às próximas agendas da campanha, como o Dia de Mobilização Nacional pela Campanha Salarial, no próximo 31 de maio, articulado pelo Fonasefe. Para a primeira quinzena de julho está prevista uma grande ocupação em Brasília para pressionar o governo pela recomposição salarial. Na próxima semana, a Fasubra deve se reunir para deliberar sobre a greve.

Em reunião no dia anterior, na qual a ADUFC também esteve presente, o Setor das Ifes do ANDES-SN debateu o resultado da rodada de assembleias gerais sobre as paralisações. Foi decidido no encontro manter o indicativo de greve, mas sem data, e intensificar a mobilização nos estados. Sete seções sindicais do Sindicato Nacional também já aprovaram indicativo de greve para 23/5: SINDCEFET-MG, SINDUFFS, ADUFOP, ADUNIR, ADUFAC, SINDOIF-RS e ADFSJ. Outras oito decidiram paralisar, mas sem data definida: ADUFMAT, ADUFES, SINDUFAPE, ADUFPel, ADUFF, ADUFMAT, ADUFPA e SESDUFT.

Na última Assembleia Geral da ADUFC, realizada no dia 4 de maio, docentes aprovaram  ações para intensificar a agenda pela reposição salarial dos servidores públicos federais e ampliar a participação docente nos espaços de debate e deliberação sindical. Atualmente, algumas categorias já estão paralisadas, como servidores do INSS (há quase dois meses), Tesouro Nacional, Banco Central e setores do Judiciário. Mais recentemente, o Sinasefe deflagrou greve, no dia 16 de maio.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]