Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

4 DE MAIO – Primeira assembleia presencial da ADUFC debate campanha salarial e repudia honraria da UFC a empresário

(Fotos: Nah Jereissati/ADUFC-Sindicato)

Professoras e professores da ADUFC participaram presencialmente de Assembleia Geral, nesta quarta-feira (4), após dois anos de atuação remota. O encontro ocorreu no Auditório do Centro de Ciências da UFC, em Fortaleza, com transmissão pelo canal do sindicato no YouTube. Foram encaminhadas ações para intensificar a agenda pela reposição salarial dos servidores públicos federais e ampliar a participação docente nos espaços de debate e deliberação sindical. Também foi aprovado o pedido de revogação à concessão do título de Doutor Honoris Causa, via Consuni/UFC, ao empresário Beto Studart.

Foram chancelados pela AG a adesão à agenda nacional da campanha salarial convocada pelo ANDES-SN, nos dias 20 e 21/5; visitas aos departamentos sobre a recomposição salarial; campanha de valorização do servidor público, com orçamento a ser aprovado pelo Conselho de Representantes; encaminhamento de demandas dos professores sobre falta de condições de trabalho, a exemplo da FEAAC/UFC; consulta online aos docentes a respeito da campanha salarial; e novas ferramentas de comunicação para mobilizar a categoria para as assembleias gerais, como faixas nos campi e carros de som.

Durante a AG, diversos docentes fizeram falas de avaliação dessa retomada presencial da atuação sindical e sugeriram ações a serem realizadas coletivamente para intensificar a mobilização da categoria. “A gente precisa voltar a ter Assembleia Geral presencial, voltar a olhar para a cara do outro”, defendeu o presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha. Além da transmissão pelo YouTube, foi garantida a participação virtual, com direito a fala e voto, aos sindicalizados do interior e aos professores que ainda estão trabalhando remotamente.

Docentes também questionaram o título de Doutor Honoris Causa concedido ao empresário Beto Studart, aprovado pelo Conselho Universitário da UFC em fevereiro último. A Profª. Irenísia Oliveira, vice-presidente da ADUFC, leu a moção de repúdio elaborada pelo GT História do Movimento Docente e Formação Política Sindical da ADUFC, que pede a revogação da honraria. “Qual a contribuição do homenageado no campo das Ciências, das Letras, das Artes ou da Cultura em geral? Uma Universidade se faz também em honra à sua tradição e aos ritos acadêmicos. Não é possível aceitar em silêncio ou nos omitirmos diante desta outorga”, diz o texto, que denuncia a exclusão dos estudantes nos conselhos da UFC.

A Profª Adelaide Gonçalves, do Curso de História da UFC e integrante do GT de Formação, fez uma fala na Assembleia Geral repudiando a atitude da administração superior da UFC. “O documento nasce de uma perspectiva de valorização da história e da memória da Universidade Federal do Ceará, do fortalecimento do seu Conselho Superior e do respeito aos títulos honoríficos que sejam deliberados e outorgados por nossa instituição”, criticou. 

A assembleia deliberou a divulgação da nota nos canais de comunicação da ADUFC e o diálogo com representantes docentes no Consuni para que o texto seja lido no colegiado. Foram aprovados o envio de ofício à administração superior da UFC com pedido de esclarecimento sobre a representação docente no Conselho, já que os mandatos acabaram de ser encerrados, e a análise jurídica da ADUFC para encaminhamentos aos órgãos competentes.

Em vídeo amplamente divulgado na internet, em março deste ano, Beto Studart, que é ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), reforçou seu apoio a Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. Ele chegou a segurar uma faca personalizada com o rosto de Bolsonaro e a palavra “mito”. No vídeo, o empresário fez uma defesa do uso de armas para a “proteção pessoal” e defendeu a reeleição do presidente. 

Docentes denunciam falta de condições de trabalho e o acúmulo de tarefas

Muitos professores/as também partilharam experiências pessoais sobre o acúmulo de trabalho e cansaço, contribuindo para o distanciamento das atividades sindicais. “Temos uma condição de trabalho péssima, temos alunos desmotivados nas salas de aula e nos laboratórios, e isso vai somando até nos desmotivar. Não podemos falar em aumento salarial, isso é uma reposição”, reforçou o Prof. Márcio Viana, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.

A Profª Rozimar Machado, do Departamento de Fundamentos da Educação (Faced/UFC), lembrou o agravamento das condições de trabalho docente pela pandemia de Covid-19. “Estamos saindo dessa pandemia adoecidos emocionalmente, com uma série de sequelas psicológicas. Enfrentamos uma crise sanitária junto com uma crise política sem precedentes e precisamos compreender esse contexto que vivemos, esse momento histórico ímpar”, ressaltou.

Secretária-geral da ADUFC, a Profª Helena Martins discorreu sobre as principais mudanças no mundo do trabalho a partir do impacto das tecnologias da comunicação. “Tudo aponta para a fragmentação, a individualização, uma menor disposição para a crítica e o conflito, é um tempo de desmonte do ser coletivo”, disse. “O esvaziamento não é do espaço do sindicato, mas da universidade. A gente tem o desafio de recuperar esses espaços. Temos que pensar em ações conjuntas para estar aqui, panfletar, fazer com mais mãos, planejar estratégias juntos”, complementou.

Informes: Diretoria atualiza categoria sobre pautas da luta docente

No início da AG, a Diretoria deu informes sobre lutas cotidianas nas quais a ADUFC está envolvida. O Prof. Bruno Rocha citou as visitas e ações que o sindicato tem realizado nos campi de Fortaleza e do interior desde o início do semestre presencial, como na Faculdade de Educação (Faced/UFC), em Crateús (UFC) e na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Estão previstas ações no Centro de Humanidades e nos campi do Porangabuçu e do Pici, além de atividades no Cine Benfica e na Casa José de Alencar, com o projeto Brincar Móvel.

A Profª. Helena Martins fez um breve balanço da participação da entidade no 40º Congresso do ANDES-SN, que ocorreu em Porto Alegre, de 27 de março a 1º de abril. “Foram muitos debates e teses, mas todos convergiram para o Fora Bolsonaro”, apontou. A ADUFC também vai participar, a convite do ANDES-SN, de encontro nos dias 11 e 12/5 que vai reunir as seções sindicais de universidades sob intervenção federal. 

A docente relatou aos colegas sobre a reunião que participou, no último 22 de abril, sobre a mobilização para a campanha salarial dos servidores públicos, onde foi aprovado o indicativo de greve para 23 de maio próximo. Ela também falou sobre o lançamento da campanha “Educação em Defesa da Democracia”, lançada na festa de aniversário de 42 anos da ADUFC, na última sexta-feira (29), e apresentada à sociedade no ato do 1º de Maio em Fortaleza.

Também foi informado pelo Prof. Tiago Coutinho, diretor de Atividades Científicas e Culturais da ADUFC, que a sede do sindicato no Cariri está prestes a ser reinaugurada. Após duas notificações extrajudiciais realizadas pela ADUFC, a empresa Ampla Projetos Construções e Engenharia Ltda realizou reparos no prédio. A empresa teve de explicar sobre custos da reforma no prédio, concluída em 2017, e vícios de construção, como inadequações na instalação elétrica que inviabilizavam o uso do Auditório, que agora poderá ser utilizado.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]