Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

1º DE MAIO NO CEARÁ – Atos em Fortaleza e no interior cobram emprego e demandas trabalhistas urgentes

A ADUFC-Sindicato participa, no próximo domingo (1º), das atividades do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora no Ceará. Neste ano, os atos que se espalharão por todo o país trazem o tema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida” e o enfrentamento ao governo Bolsonaro. Em Fortaleza, a manifestação, organizada por centrais sindicais e frentes populares, inicia às 9h do domingo (1º), com passeata da Areninha do Pirambu até o Vila do Mar. No Vale do Jaguaribe, a agenda articulada pelos movimentos sociais da região será no sábado (30), às 7h, com caminhada saindo da Igreja Matriz de Tabuleiro do Norte.

O ato do 1º de Maio na capital cearense é organizado pelo Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democrática, do qual a ADUFC participa, além de Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Central Única dos Trabalhadores (CUT-Ceará); Coletivo Sindical e Popular Travessia; Central da Classe Trabalhadora (Intersindical); Frente Brasil Popular – Ceará; e Frente Povo Sem Medo.

Trabalhadoras e trabalhadores ocuparão as ruas em defesa de emprego e demandas trabalhistas urgentes e atuais, como uma política de valorização do salário mínimo considerando a inflação, políticas de distribuição de renda e a ampliação de direitos sociais. “Mais uma vez, vamos para as ruas, neste dia histórico de luta da classe trabalhadora brasileira, denunciar a situação do Brasil, a carestia que tem afetado milhões de pessoas como resultado da política econômica do governo Bolsonaro, que tem privilegiado os mais ricos”, aponta a secretária-geral da ADUFC, Profª. Helena Martins.

A docente também ressalta que este será mais um momento para denunciar as práticas de corrupção do governo federal, inclusive dentro do próprio Ministério da Educação (MEC). Para os trabalhadores do serviço público, que estão com suas remunerações congeladas, há a pauta inadiável da recomposição salarial. Em campanha unificada desde o início do ano, servidores cobram reajuste de 19,99%, que corresponde ao acumulado inflacionário durante o governo Bolsonaro.

“Estamos nos mobilizando e cobrando que o governo garanta o mínimo ao conjunto dos servidores públicos. Bolsonaro desmonta o serviço público e ataca os nossos direitos trabalhistas. Daremos nosso recado nas ruas e nas urnas”, enfatiza o presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha. Bolsonaro sinalizou, recentemente, que concederia 5% de reajuste aos servidores públicos federais, o que foi rejeitado pela mobilização nacional. O governo se negou a negociar e silenciou em relação à carta de reivindicações protolocada no Ministério da Economia, em 18/1, no Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação.

Os atos do 1º de Maio ocorrem em um cenário de aprofundamento das desigualdades sociais e do acúmulo de 12 milhões de pessoas desempregadas no país. “A nossa principal agenda neste 1º de Maio será mobilizar a população para a luta contra a volta da fome e da miséria, o desemprego e a carestia, fatores que têm penalizado cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras, em especial os mais pobres”, reforça Emanuel Lima, secretário de administração e finanças da CUT Ceará.

ADUFC mobilizada em defesa da educação e da democracia 

O sindicato também reforçará no 1º de Maio as pautas da educação e a campanha permanente EDUCAÇÃO EM DEFESA DA DEMOCRACIA, que a entidade lança, oficialmente, no dia 29 de abril, na celebração dos 42 anos da ADUFC. Entre as ações da campanha, está a realização de plantão de distribuição de camisetas, adesivos e demais itens, nos dias 27 e 28/4, nas sedes da entidade em Fortaleza e no interior, para que professores associados possam usar os acessórios no 1º de Maio.

A ADUFC também disponibilizará ônibus de ida e volta para o ato, saindo da sede do sindicato em Fortaleza, às 8h30. Os docentes poderão deixar seus carros no estacionamento da entidade para participar da passeata.


SERVIÇO – ATOS DO DIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NO CEARÁ: 

FORTALEZA
Quando: domingo (1º), às 9h
Onde: Passeata saindo da Areninha do Pirambu (Av. Presidente Castelo Branco, 1980 – Jacarecanga) até o Vila do Mar

TABULEIRO DO NORTE
Quando: Sábado (30), às 7h
Onde: Caminhada saindo da Igreja Matriz da cidade

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]