Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – FACED e CCA da Universidade Federal do Ceará perdem Prof. Ribamar Furtado (1945-2022)

ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, o falecimento, nesta segunda-feira (25/4), do Profº. José Ribamar Furtado de Souza, da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde se aposentou como docente do Departamento de Economia Agrícola, no Centro de Ciências Agrárias. Ele também atuava no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FACED), que deliberou pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, nos dias 25 e 26 de abril, para mobilização e homenagens ao docente – engenheiro agrônomo também formado pela UFC.

A partida do professor e pesquisador, que era filiado da ADUFC-Sindicato e encerra sua trajetória aos 76 anos, é sentida por docentes e estudantes que conviveram com ele na UFC, além de integrantes de movimentos sociais e pesquisadores do campo da educação popular e educação do campo. A Faculdade de Educação da UFC também manifestou seu pesar em nota (LEIA AQUI), afirmando que o Prof. Ribamar deixou um “legado acadêmico importante de grande contribuição para as lutas sociais”. No texto, docentes/pesquisadores da Linha Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, do PPGE/FACED, referem-se a ele como “pessoa querida, professor competente e de escuta sensível”, com “atuação destacada” na pós-graduação, graduação e extensão.

Ele teve forte envolvimento na organização social de comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e lideranças femininas rurais. Ribamar Furtado é reconhecido também por sua produção científica destacada no Brasil e no exterior nas áreas de sociologia do desenvolvimento, educação do campo, agroecologia e extensão rural. 

O Prof. Ribamar Furtado tinha especialização (1983) em Extensão Rural pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), mestrado (1986) em Extensão Agrícola pela Universidade de Reading (Reino Unido), doutorado (1991) em Sociologia do Desenvolvimento e Ciências Políticas pela London School of Economics and Political Sciences, da Universidade de Londres (Reino Unido), e pós-doutorado (1997) pela Universidade Paris X – Nanterre (França), com pesquisa sobre agricultura familiar e camponesa na produção agroecológica.

Ele também foi professor visitante na Universidade de Londres, pesquisando movimentos sociais, questão agrária e agricultura familiar no Brasil. Atuou ainda como pesquisador convidado no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement, o CIRAD (França), para investigar a abordagem sistêmica dos recursos naturais em agroecossistemas e territórios rurais.

Na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), o educador atuou como Visitante Sênior, de 2011 a 2016, no Instituto de Desenvolvimento Rural, tendo participado da equipe de implantação do curso de Agronomia, com formação agroecológica.

O velório e missa de corpo presente do educador estão sendo realizados entre a manhã e a tarde desta terça-feira (26/4), no Cemitério Jardim Metropolitano (Rodovia Quarto Anel Viário, s/n, Coaçu), no Eusébio-CE. Este sindicato presta solidariedade e oferece um abraço de conforto à família, aos colegas e aos amigos da docente, ampliando para os movimentos sociais que lhe foram tão próximos e, em especial, à FACED/UFC, ao CCA/UFC e à Profª. Eliane Dayse Pontes Furtado, que também atua no PPGE/FACED.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]