Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – ADUFC lamenta morte da Profª. Diocleide Lima Ferreira (1974-2022), pesquisadora do LEV/UFC

A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, o prematuro falecimento da Profª. Diocleide Lima Ferreira, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde ingressou como docente no curso de Ciências Sociais no ano de 2003. “Dió”, como era mais conhecida, despediu-se no último sábado (15/1), em decorrência de complicações causadas por um câncer no fígado. Está marcado para a noite desta sexta-feira (21/1), um ato ecumênico em memória da Profª. Diocleide. A celebração ocorrerá no Liceu de Messejana (Av. Washington Soares, 7.702), a partir das 19 horas.

Diocleide era doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e teve boa parte de sua formação na Universidade Federal do Ceará (UFC) – graduação (Ciências Sociais/1996) e mestrado (Sociologia/2000). Ela também tinha experiência nas áreas da Antropologia e Prática de Ensino em Ciências Sociais e atuava principalmente em temas como violência, juventude, cidadania, política local, crianças e adolescentes e estudos urbanos. Dió era conhecida, ainda, pela defesa na luta pela Universidade Pública.

A partida da jovem professora e pesquisadora, que encerra sua trajetória aos 47 anos, é sentida por docentes e estudantes que conviveram com ela também na UFC onde cultivou amizades e a admiração dos/as colegas e alunos/as. Como cientista social, também fez parte da história do Laboratório de Estudos da Violência da UFC (LEV), destacando-se como uma das grandes pesquisadoras da área da violência no Ceará. Muitos/as integrantes do LEV e de grupos de pesquisa com os quais mantinha diálogo referem-se à carreira de Diocleide como “generosa, brilhante e acolhedora”. 

Este sindicato presta solidariedade e oferece um abraço de conforto à família, aos colegas e aos amigos da docente, ampliando para a administração superior e a comunidade acadêmica da UVA, em especial a do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Curso de Ciências Sociais. 

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]