Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

INFORME – Reajuste da Unimed entra em vigor em fevereiro com alíquota abaixo da inflação

Após negociações entre a ADUFC-Sindicato e a Unimed-Fortaleza, foi firmado o reajuste anual de 7,8% para os planos com coparticipação (contrato 17975). Os novos valores entrarão em vigor a partir de fevereiro de 2022. Vale lembrar que o reajuste alcançado representa uma alíquota abaixo da inflação acumulada no período (total de 10,16%) e é metade do percentual proposto inicialmente pela Unimed. 

O processo de negociação iniciou ainda em dezembro de 2021, quando a Unimed propôs um reajuste de 15,12%. A empresa reduziu o índice para 9,8% após argumentação construída pela Diretoria e a Assessoria Jurídica da ADUFC, mas o percentual ainda não agradou o Sindicato. Em resposta, a empresa declinou e ofereceu a proposta de 7,8%, que foi a alíquota final acertada. Na negociação, o Sindicato apresentou os seguintes argumentos: 

  • A sinistralidade baixa do contrato (47,87%);
  • Ausência de beneficiários com faixa etária superior a 60 anos;
  • Equilíbrio de número de homens e mulheres no contrato;
  • O contrato tem mais dependentes do que titulares vinculados (57%), e os dependentes têm idade mais baixa na maioria das vezes;
  • O contrato, vigente desde fevereiro de 2021, iniciou com 66 vidas e, em outubro de 2021, mais do que duplicou esse número, passando para 150 segurados;
  • Servidores federais estão com salários defasados, porque nos últimos anos tiveram reajustes abaixo da inflação e, durante a pandemia, permaneceram com os salários congelados.

A Diretoria da ADUFC reforça o compromisso em garantir sempre o melhor custo-benefício para os contratos de plano de saúde dos docentes filiados e seus dependentes. Acrescenta que seguirá com acompanhamento regular dos resultados dos referidos planos e permanecerá vigilante às negociações com a Unimed.

(*) Acesse no site da ADUFC a tabela detalhada dos novos valores dos planos

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]